Leia também:
X Raízes familiares. O que são?

A melhor campanha

A grande questão é: Que time carioca fará a melhor campanha no Brasileirão 2017?

Sergio du Bocage - 20/10/2017 15h47

 

Flamengo x Botafogo Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A rivalidade regional é o grande motivador do futebol brasileiro. Ao contrário de lá de fora, os grandes times daqui, e suas torcidas, festejam de forma bem mais efusiva uma conquista, ou vitória, sobre um adversário do mesmo estado. Título nacional é legal, mas é mais frio que o velho e tradicional estadual. O gremista, por exemplo, adora perturbar o torcedor do Inter, lá em Porto Alegre, quando ganha dele no Campeonato Gaúcho. Já ironizar um torcedor do Cruzeiro, lá de Belo Horizonte, não tem a mesma graça – apesar da proximidade provocada, atualmente, pelas redes sociais.

Infelizmente, o peso dos Campeonatos Estaduais já não é o mesmo. Então, a discussão atual também rola na campanha dentro de algumas competições nacionais e continentais. O “torcer contra” faz parte – com o que não concordo muito não, por sinal. No momento, está em reta final o Campeonato Brasileiro. Pensando nos 12 times de maior expressão, temos o seguinte quadro:

Quatro paulistas, com ampla vantagem do Corinthians, dez pontos à frente do Santos.

Dois mineiros, com o Cruzeiro já campeão da Copa do Brasil e nove pontos à frente do Atlético.

Um gaúcho, e aí o Grêmio está absoluto, já que o Internacional está na Série B.

E os quatro cariocas? O Fluminense até conseguiu reagir nas últimas rodadas. Mas, sem dúvida, que Flamengo, Botafogo e Vasco estão bem mais próximos para uma disputa direta por posições.
Vai ser uma motivação à parte até o fim do ano.

Que time carioca fará melhor campanha no Brasileirão?

Sergio du Bocage é carioca e jornalista esportivo desde 1982. Trabalhou no Jornal dos Sports, na TV Manchete e na Rádio Globo. É gerente de programas esportivos da TV Brasil e apresenta o programa “No Mundo da Bola”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.