Leia também:
X Verdão passeia contra o Tricolor e Timão decepciona

Diferente da inteligência, a sabedoria vem de Deus 

Se a inteligência é fruto de nossa hereditariedade, e de vivências e estímulos, a sabedoria vem a ser algo maior e mais precioso, como um dom

Elaine Cruz - 31/10/2019 12h04

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisas relatam que parte da inteligência que possuímos é hereditária, e isto implica dizer que pais com alto grau de inteligência tendem a ter filhos mais inteligentes. Sabe-se também que é o meio o maior responsável pelo nível de nossa inteligência. Assim sendo, se o indivíduo vive em um meio rico de estímulos e de informações, ele tem mais chance de ampliar sua inteligência, que é sempre direcionada – pessoas boas para resolver problemas matemáticos nem sempre resolvem bem questões interpessoais, por exemplo.

A sabedoria é mais do que o uso prático ou direcionado da nossa inteligência. Ela não se mede por testes, como os de Q.I. (Quoeficiente de Inteligência), mas pode ser revelada a partir das consequências que nossas ações provocam. A pessoa que é sábia dificilmente se arrepende de algo que fez ou deixou de fazer ou falar, pois ela age e fala de modo cuidadoso, coerente e correto.
Se a inteligência é fruto de nossa hereditariedade, e de vivências e estímulos, a sabedoria vem a ser algo maior e mais precioso, como um dom – ela vem de Deus e deve ser cultivada e preservada como um tesouro.

A Bíblia nos diz que o temor do senhor é o princípio da sabedoria. Isto significa dizer que aqueles que não respeitam Deus, e que não se importam com as leis divinas ou com a vontade divina para suas vidas, podem até ser muito inteligentes, ou podem ser considerados profissionais competentes, mas estão longe de possuir sabedoria.

Observe o que a Bíblia nos diz sobre ela: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam o conhecimento e a instrução. Porque do Senhor vem a sabedoria, da sua boca vem o conhecimento e a instrução. O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. A sabedoria te livrará do mau caminho… assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos… a sabedoria é mais preciosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro. Mais preciosa é do que os rubis; tudo o que podes desejar não se compara à ela. (Provérbios 1.7; 2.6,11,12,20; 3.14,15)

Há ainda um versículo bíblico que nos ensina a como alcançá-la: Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente (generosamente, gratuitamente), e sem censura, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1.5).

Portanto, cuide de pedir a Deus, todos os dias, que ele o faça mais sábio. Sábio para escolher seus amigos, lidar com os seus pares, entender as pessoas, resolver situações, ser referencia na sua profissão, vivenciar relacionamentos felizes e, acima de tudo, para temer a Deus e tê-lo como senhor da sua vontade. Se você for sábio, será competente para a vida!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.