Leia também:
X A busca da gravidez

Neymar, seleção brasileira e seus recomeços

Craque brasileiro tenta reencontrar o bom futebol durante a renovação do Brasil

Marcelo Penido - 06/09/2019 07h45

Neymar, seleção brasileira e seus recomeços

Posted by Pleno.News on Friday, September 6, 2019

 

O Brasil vai enfrentar a Colômbia, às 21h30, no horário de Brasília, em Miami, nos Estados Unidos, na primeira partida da seleção brasileira desde a conquista da Copa América de julho. Durante a competição sediada no Brasil, Tite iniciou ainda de forma tímida o processo de renovação do grupo para a disputa da Copa do Mundo de 2022, no Catar, mas não contou com o atacante Neymar, que estava machucado.

A seleção esteve longe de fazer uma Copa América brilhante, mas venceu o torneio de forma invicta e com méritos, mantendo a base do time que foi eliminado nas quartas de final da Copa da Rússia, e se beneficiando de enfrentar a grande rival Argentina em um momento muito ruim.

Mas evidentemente não é possível pensar em qualquer mudança no Brasil sem Neymar. O camisa 10, que já teve um índice de aceitação altíssimo entre os brasileiros, hoje já não goza de tanto prestígio e tem chamado muito mais atenção pelas polêmicas fora de campo do que pelo futebol propriamente dito.

A vaidade excessiva, a falta de autocrítica e o descontrole emocional têm tirado o foco do jogador.

Mas a derrota na queda de braço para sair do PSG surge como uma oportunidade de reflexão para quem ao longo de 27 anos parece nunca ter sido contrariado. Neymar tem que se esforçar mais. O “menino do Santos” é o jogador mais caro da história do futebol mundial e precisa se comportar como tal. Como homem e como profissional.

Cabe a ele assumir o protagonismo no processo de reformulação da seleção brasileira e inspirar jovens como Vinicius Jr, Richarlison e Paquetá durante o ciclo para a Copa de 2022. É muito cedo para que ele desista do sonho de se tornar o melhor jogador do mundo, como ainda há muito tempo para que ele escreva capítulos importantes na sua história e na da seleção.

É tempo de mudança; para Neymar e para o Brasil. E que seja para melhor. Essa é a nossa torcida.

Marcelo Penido é jornalista especializado em Gestão, Marketing e Direito Esportivo com passagens pelas rádios CBN, Globo e Tupi e pela TV Band News. Filho do locutor Luiz Penido, nasceu no meio do futebol e é apaixonado pelo esporte. Nesse espaço vai falar sobre o dia a dia dos principais clubes do Brasil.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.