Leia também:
X Coisas que alegram o coração

A revolução da graça

Somos privilegiados porque temos a promessa da bênção contínua de Deus em nossa vida

Ricardo Guimarães - 03/10/2017 11h42

A revolução da graça / Foto: Reprodução

Todo mundo quer a bênção de Deus em sua vida. Mas nós somos privilegiados porque temos a promessa da bênção contínua de Deus em nossa vida.

Nós servimos a um Deus que tem em sua natureza predisposição de nos abençoar. Por isso, não somos nós que estamos buscando garantias de ser abençoados. É Ele quem nos dá uma Palavra que nós seremos abençoados.

E quando a gente fala de bênção, pode significar muitas coisas:

  • Para uns bênção pode ser um casamento; para outros pode ser um carro novo ou uma casa.
  • Para uns bênção é ter um bom emprego; para outros é ter saúde para trabalhar.
  • Para uns bênção é ter uma mesa farta de comida; para outros é ter apetite para comer.
  • Para uns bênção é ter uma cama king size; para outros é ter sono para deitar e dormir.
  • Para uns bênção é ter condições de fazer uma grande festa; para outros é ter amigos para comemorar.
  • Para uns bênção é ter uma grande casa; para outros bênção é ter uma família.

Portanto, bênção é uma palavra muito ampla. Por isso, outra forma de nós definirmos a bênção de Deus na vida de alguém é FAVOR!

Favor é você ter a mão de Deus sobre a sua cabeça, o respaldo do céu, da mesma forma que Abraão teve. Todavia, é necessário compreender que o favor dele não tem a ver com aquilo que nós somos, mas com aquilo que Ele é. Portanto, o favor de Deus é fruto única e exclusivamente de Sua graça.

Uma das coisas mais complicadas para qualquer ser humano entender é a questão da graça. Vivemos num mundo capitalista. Aprendemos a pagar por tudo. Pagamos pela comida, pagamos pela roupa que vestimos, pagamos pela casa que moramos, pagamos pelo carro que usamos. Pagamos para usar a luz, a água. Se pensar bem, você paga o tempo todo para viver a vida que vive.

Mas, de repente, alguém chega para você e fala que existe algo que é de graça, e você nem acredita. Muitos até ficam desconfiados.

As religiões do mundo apresentam um Deus sério, furioso, que amedronta e assusta as pessoas. E muita gente serve a esses deuses fazendo constantes rituais com a finalidade de aplacar a ira deles. Mesmo alguns cristãos que não possuem revelação da Palavra sabem que existe uma diferença entre o nosso Deus e os outros deuses. E a principal diferença é que a natureza do Deus a quem servimos possui um caráter gracioso.

Por isso, essa palavra favor combina com a natureza de Deus. Porque favor é quando Deus, baseado unicamente na Sua graça, decide abençoar alguém.

Muitos pensam que isso é impossível. Mas a Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que nada mereciam e Deus simplesmente resolveu abençoá-las. E quando Ele resolve abençoar, Ele simplesmente abençoa.

Quantos cristãos passam a vida toda se esforçando para agradar a Deus, para tentar alcançar algo dele através de seus esforços e são surpreendidos com o testemunho de alguém que não fez nada e foi grandemente abençoado! Não lhe causa angústia saber que você é tão certinho, tão íntegro, tão correto nas coisas que faz, vê alguém que você critica, que você não admira, que você até acha que a pessoa é errada, sendo abençoada por Deus?

Isso só acontece porque a bênção de Deus não é para os “mauricinhos”, para os certinhos, mas para aqueles que confiam na Sua graça.

Você precisa viver crendo na graça de Deus. Sua oração deve ser: “Deus, eu não fiz nada para merecer, mas eu quero assim mesmo a Sua bênção”. E sabe de uma coisa? Deus ouve esse tipo de oração.

Em segundo lugar o favor de Deus é fruto do Seu poder: Se Deus tivesse só o desejo de abençoar, mas não tivesse o poder de nos abençoar, nós não poderíamos ter o Seu favor sobre nós.

Mas Deus não é só um Deus gracioso, Ele é também um Deus poderoso. Ele pode todas as coisas. Sua especialidade é o impossível. Conhecer o poder de Deus é algo chave para estarmos debaixo do Seu favor. Porque quando nós cremos, nos tornamos dependentes dele e descobrimos mais uma vez que não são os nossos méritos, mas a nossa fé que move o Seu braço a nosso favor.

“Conta-se que um dia a formiguinha ficou com o seu pé preso na neve e então falou:

Oh Sol, tu que és tão forte, que derretes a neve, solta o meu pezinho.

O Sol disse:

Eu sou forte, mas mais forte é a chuva que esfria o Sol.

A formiguinha então clamou:

Oh chuva, tu que és tão forte, que esfrias o Sol, que derretes a neve, solta o meu pezinho.

Eu sou forte – disse a chuva – mas, mais forte é o vento que dispersa a chuva.

Oh vento, tu que és tão forte, que dispersas a chuva, que esfrias o sol, que derretes a neve, solta o meu pezinho.

Eu sou forte – disse o vento – mas, mais forte do que eu é a montanha, que espalha o vento.

Oh montanha, tu que és tão forte, que espalhas o vento, que dispersas a chuva, que esfrias o Sol, que derretes a neve, solta o meu pezinho.

Eu sou forte, disse a montanha – mas, mais forte do que eu é o homem que derruba a montanha.

Oh homem, tu que és tão forte, que derrubas a montanha, que espalhas o vento, que dispersas a chuva, que esfrias o sol, que derretes neve, solta o meu pezinho.

Eu sou forte, mas mais forte do que eu é a morte que mata o homem – disse o homem.

Oh morte, tu que és tão forte, que matas o homem, que derrubas a montanha, que espalhas o vento, que dispersas a chuva, que esfrias o sol, que derretes a neve, solta o meu pezinho.

Eu sou forte, mas mais forte do que eu é o Senhor Deus que venceu a morte – disse a morte.

Oh Deus, tu que és tão forte, que vencestes a morte, que matas o homem, que derrubas a montanha, que espalhas o vento, que dispersas a chuva, que esfrias o Sol, que derretes a neve, solta o meu pezinho.

E Deus naquele momento ouviu a oração da formiguinha e soltou o seu pezinho”.

Muita gente fica com o pé preso, porque, em vez de olhar para quem Deus é, fica olhando para quem ele mesmo é! Em vez de olhar para o poder de Deus, fica olhando para suas fraquezas, para suas limitações.

Por isso, quero desafiar a você: Não olhe para as circunstâncias, se apegue às promessas e creia que Aquele que prometeu é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. É essa fé que honra a Deus. É essa fé que é honrada por Deus.

Em terceiro lugar o favor de Deus é fruto de Sua fidelidade. Nós vivemos num mundo de tanta insegurança. Por isso, tudo o que fazemos precisa de uma garantia. Para alugar uma casa precisamos de um fiador. Se quisermos pegar um empréstimo bancário, será exigido de nós um avalista. Até mesmo quando uma pessoa casa, ela quer garantia. Apesar de muitos empenharem a palavra em votos de serem fiéis na bonança e na dificuldade, na saúde e na doença, na juventude e na velhice, rompem os votos quando existem dificuldades, doença ou quando a velhice se aproxima.

Por isso, quando Deus falou a Abraão que o abençoaria grandemente e o multiplicaria, Deus lhe deu uma garantia, conforme está em Hebreus 6.13-18:

13 Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei. 15 E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa. 16 Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o m de toda contenda. 17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, 18 para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta.

Isso é algo tremendo! Deus não tinha ninguém acima de Si mesmo por quem jurar, de forma que Ele teve que invocar o seu próprio nome dizendo: “Se eu te abençoar certamente te abençoarei”.

Você precisa crer que o favor de Deus está sobre a sua vida. E quando alguém quiser saber qual é a garantia, não tente provar nada; apenas diga: “Deus não mente, Deus não falha. Ele abençoa a quem Ele quer, e Ele decidiu me abençoar“.

Quando as dificuldades baterem à sua porta, declare: “O favor de Deus em minha vida“. Quando o inimigo tentar minar a sua fé, diga: “O favor de Deus em minha vida“. Quando as pessoas quiserem rir de você e zombar dos seus sonhos diga: “O favor de Deus em minha vida“.

Qual é a garantia? Ele falou! Ele não pode falhar. Ele não pode mentir. Ele não pode negar-se a Si mesmo. Ele vai cumprir.

Eu oro para que você possa perceber quanto o Senhor deseja abençoar a sua vida. E que a cada dia você possa viver a revolução da graça de Deus.


Ricardo Guimarães é fundador e pastor presidente da Igreja Videira no Rio de Janeiro. É formado em Teologia com especialização em Homilética e Clínica Pastoral e também possui doutorado pela Faculdade de Teologia Filadélfia – Recife. Na década de 90 levantou a bandeira do movimento nacional pela pureza sexual do jovem e do adolescente, conhecido como “Quem ama Espera”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.