Leia também:
X Cristo é suficiente!

Perguntas e respostas sobre nós mesmos

A verdade é que não nos conhecemos. Não sabemos quem somos. Nossa vontade e querer nos traem, nosso intelecto e nossas emoções nos enganam

Elaine Cruz - 18/07/2019 12h40

Quem é você? De onde você veio e para onde vai? Por que você nasceu e para o que você vive? Por que você vai morrer? O que lhe reserva o futuro? Qual o verdadeiro sentido e razão da sua vida?
Se você fosse escrever sua autobiografia, você saberia definir como você verdadeiramente é? Poderia explicar todos os seus comportamentos passados, sejam eles positivos ou vergonhosos? Conseguiria analisar seus pensamentos, seus instintos, suas intenções, seus complexos? Enfim, você sabe realmente quem você é?

Livros e mais livros já foram escritos tentando responder à pergunta que sempre angustiou o ser humano: Quem somos? Ciências como a Filosofia, a Biologia e a Psicologia têm tentado definir o homem, seus limites e potencialidades, e a maneira como sente, pensa e reage ao meio em que vive. Até hoje, porém, não chegaram ao conhecimento absoluto sobre o homem, e nem hão de chegar.

A verdade é que não nos conhecemos. Não sabemos quem somos. Nossa vontade e querer nos traem, nosso intelecto e nossas emoções nos enganam: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e incorrigível. Quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9); “O que faço não entendo. Pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço….Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.” (Romanos 7.15,19).

É difícil fazer o que sabemos ser o certo, descobrir quais as decisões certas, e é realmente complicado saber o que realmente queremos e somos. As respostas à tantas questões podem ser identificadas a partir do estudo do primeiro casal – Adão e Eva – e consequentemente da entrada do pecado no mundo, que entre outras coisas, provocou alterações nos sentimentos e diminuição do intelecto da humanidade.

Precisamos nos voltar à Bíblia. Muito mais do que qualquer ciência humana, só Deus pode responder às perguntas mais inquietantes do complexo universo humano. Só Deus tem todas as respostas, pois é conhecedor do nosso passado e detentor do nosso futuro.

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.