Leia também:
X Castração química? Não, obrigado.

Viagens e muitas histórias – Rocamadour

É considerada uma das cinco vilas medievais mais lindas da França

Milton Assumpção - 29/09/2017 14h46

Rocamadour, França / Foto: Divulgação

A região de Bordeaux é considerada uma das mais importantes na produção de vinhos da França e de todo o mundo.

No Medoc, em Saint Emilion, Pomerol e Sauternes estão muitos produtores com reconhecimento mundial.

O ideal é dedicar, no mínimo, três dias inteiros para visitar essa região vinícola. Ali próximo, às margens do rio Dordogne, há várias cidades históricas e vilas medievais.

Se visitar essa região de Bordeaux, eu recomendo programar mais dois dias para conhecer esses lugares.

Estrada Velha de Rocamadour / Foto: Milton Assumpção

Rocamadour é considerada uma das cinco vilas medievais mais lindas da França. É uma vila incrustada em um paredão de pedras, que parece estar suspensa no ar.

Única rua, lojas restaurantes e hotel / Foto: Milton Assumpção

Há duas estradas para chegar à vila. Uma antiga, cheia de curvas, que chega do outro lado do vale e dá uma visão magnífica da vila. A outra, mais nova, que chega por cima e já sai dentro da vila.

Se chegar pela estrada nova, sugiro guiar até o outro lado, da estrada velha. A visão da vila, de lá, é magnífica. No meio do vale, corre o Rio Alzou que é afluente do Rio Dordogne.

Rocamadour é um santuário religioso consagrado a Nossa Senhora Negra. Há só uma rua, onde estão as lojas, restaurantes e poucos hotéis.

O Santuário fica na parte superior, com a nave principal, algumas capelas e a sala dos milagres. Há duas opções para subir até o Santuário, um elevador encravado nas pedras e uma escadaria. Peregrinos pagam promessas subindo de joelhos.

No topo da montanha há um pequeno castelo medieval e um grande jardim que pode ser visitado.

Rocamadour é cheio de histórias e lendas.

Se a lenda é melhor do que a história, eu fico com a lenda” — John Ford no filme O Homem que Matou o Facínora.

Virgem Maria Negra de Rocamadour / Foto: Milton Assumpção

A lenda de Zaqueu e Verônica

A lenda religiosa remete a Zaqueu e Verônica personagens da Bíblia e da história cristã.

Zaqueu era um coletor de impostos que vivia em Jericó, e um dia, para ver Jesus passar, como era muito pequeno, subiu em uma árvore. Jesus vendo-o disse: “Zaqueu, desce da árvore porque hoje eu vou à sua casa!” (Lucas 19).

Zaqueu se converteu e doou parte de sua riqueza aos pobres.

Zaqueu desce da árvore, que hoje eu vou a sua casa / Foto: Divulgação

Verônica, esposa de Zaqueu, foi a mulher que enxugou o rosto de Jesus, no caminho do Calvário, e a imagem de Cristo ficou estampada na toalha.

Diz a lenda que os dois assistiram à morte de Jesus na cruz e, perseguidos pelos romanos, com a ajuda de um Anjo, tomaram um barco que os levou até a Aquitânia, no sul da França. Lá Zaqueu e sua esposa Verônica começam a pregar o cristianismo.

Indo a Roma, presenciaram os martírios de São Pedro e São Paulo.

Na volta para a Aquitânia, sua esposa, que depois seria canonizada como Santa Verônica, morreu. Ele mudou seu nome para Amadour e decidiu viver como um eremita em uma caverna. Esculpiu, em uma madeira escura, a imagem da Virgem Maria, para homenagear e cultuar a mãe de Jesus.

O lugar passou a ser procurado pelos cristãos e, após muitos milagres, se tornou um santuário religioso, com o nome de Rocamadour.

Após sua morte, em 70 d.C., o Santuário continuou sendo procurado por peregrinos em busca de milagres. A partir do século X, os beneditinos construíram um mosteiro, assumindo a condução e preservação da religiosidade.

A sepultura e o corpo de Zaqueu nunca foram encontrados.

No Santuário, há uma capela destinada a ser, simbolicamente, a cripta de Amadour.

A vila recebe regularmente milhares de peregrinos, e é uma das etapas obrigatórias do caminho de Santiago de Compostela.

A lenda da espada Durandal

Outra lenda conta que Carlos Magno, o mais importante rei dos Francos, recebeu das mãos de um Anjo a mítica espada Durandal, que pertenceu a Heitor, o maior guerreiro de Troia. E que ele, Carlos Magno, ofereceu-a a seu melhor e leal cavaleiro Rolando.

Antes de uma grande e importante batalha, Rolando foi a Rocamadour para orar e pedir proteção, e prometeu que, se vencedor, traria a espada de volta para o Santuário.

Fincado nas pedras, há um pedaço de lâmina de uma espada que segundo a lenda é o que sobrou, com o passar do tempo, da mítica Durandal de Rolando.

Mítica espada Durandal de Heitor de Troia / Foto: Milton Assumpção

Além das histórias, religiosidade e lendas, Rocamadour oferece ainda passeios, trilhas, rafting e cachoeiras.

Fica também muito próxima, 12 quilômetros, da Gouffre de Padirac, a maior e mais linda gruta da França.


Milton Assumpção é economista, administrador de empresas e palestrante. Empreendedor por natureza, atua como CEO da M.Books. Autor de cinco livros, sempre gostou de viajar e conhecer diversas culturas.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.