Leia também:
X O que fazer quando só encontramos imóveis que não podemos pagar

Cinco bons livros sobre finanças para ler nas férias…

... e um para ler a vida toda!

Anderson de Alcantara - 09/07/2019 12h38

Semana passada eu dei algumas dicas sobre como se divertir nestas férias de meio de ano com as crianças, sem gastar muito (clique aqui para ler). Talvez o artigo não lhe tenha sido muito útil, pois você pode ser uma pessoa solteira, sem filhos ainda, ou com eles já crescidos. Neste caso, se você for ter uma folguinha do trabalho este mês, que tal colocar a leitura em dia e, ainda por cima, adquirir conhecimento saudável que lhe faça prosperar financeiramente?

Ler é uma das melhores maneiras de obter conhecimento. E conhecimento não ocupa espaço nem paga aluguel, embora permaneça com você o resto da vida. Existe uma célebre frase sobre literatura que explica bem a vantagem que pessoas prósperas têm sobre as pessoas comuns:

Ler é viver outras vidas

Imagine viver a vida de grandes personalidades bem-sucedidas da história do mundo? Certamente você absorverá e colocará em prática alguns conceitos que lhe farão evoluir nesta área. Além disso, um estudo recente publicado na revista científica Social Science and Medicine revelou que pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale analisaram dados de 3.635 pessoas acima dos 60 anos e chegaram à conclusão que leitores habituais vivem mais do que os não leitores.

Isso mesmo: A leitura é um hábito que prolongará a sua vida, além de enriquecê-la. De um jeito ou de outro. Pois uma coisa que você vai aprender ao longo desta seleção especial que eu preparei para você, é que ser rico / bem-sucedido não tem lá muito a ver com a quantidade de dinheiro que você tem na sua conta de investimentos…

Quer saber como? Vamos à minha lista:


Pai Rico Pai Pobre

Autor: Robert T. Kiyosaki
Editora: Campus

Uma unanimidade. Presente em todas as listas de melhores livros sobre finanças para se ler. Tido como um precursor da educação voltada para a conquista da independência financeira, lançado em 1997, trata-se de um best-seller mundial. O livro defende a necessidade de revermos nossos conceitos em torno de riqueza e a importância de assumirmos mais risco e responsabilidade nos desafios de criar renda e patrimônio. Com um conceito de riqueza muito inteligente, o autor oferece uma saudável mudança de paradigma e ótimas ferramentas para praticar suas lições.


Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Sextante

Trata-se de um best-seller deste excelente autor brasileiro, especialista em finanças pessoais. Certamente é o seu trabalho mais lido, com mais de um milhão de cópias vendidas. A obra é uma referência para casais que desejam construir um orçamento familiar inteligente e voltado para a liberdade e patrimônio. Com uma linguagem acessível e muitos exemplos, Gustavo destaca quais devem ser as principais atitudes dos casais que pretendem ter sucesso nas finanças e indica ferramentas capazes de ajudar neste processo.

Os Segredos da Mente Milionária
Autor: T. Harv Eker
Editora: Sextante

Este livro traz uma série de ensinamentos sobre dinheiro e mentalidade rica. Escrito por um célebre milionário americano, a publicação fala sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns. No começo do livro, o autor conta um pouco de sua história pessoal, recheada de fracassos, e do fato de como tudo mudou depois de substituir suas crenças negativas relativas ao dinheiro por ideias positivas – que é uma das chaves de mudança necessárias para se quebrar os paradigmas vividos pela maioria das pessoas em nossa sociedade atual.


Eu Vou Te Ensinar a Ser Rico

Autor: Ben Zruel
Editora: Gente

Um dos meus preferidos, embora talvez seja o menos badalado desta lista. Ben Zruel vai usar a sua experiência como empresário e palestrante para ensinar ao leitor um método prático e aplicável a qualquer pessoa. Construa a sua liberdade financeira, independentemente de quanto ganha por mês. Ricos não correm atrás de dinheiro. Correm atrás de liberdade! Recomendo atenção especial aos capítulos A maldição da classe média e Ou tudo ou nada.


A lei do Triunfo
Autor: Napoleon Hill
Editora: José Olympio

Esse é para os devoradores de livros. Com 672 páginas é um clássico atemporal que começou a ser escrito em 1908 quando o jovem jornalista de 25 anos, Napoleon Hill resolveu entrevistar homens de sucesso e a investigar suas carreiras. Tudo isso para detectar o que havia de especial neles e descobrir se existe o tal “gene do sucesso”. Ou talvez, ema lei que permita identificar em cada indivíduo o potencial para vencer na vida. Em duas décadas, ouviu mais de 16 mil pessoas, entre elas os 500 milionários mais importantes da época. Pesquisou a vida de grandes inventores e pioneiros, como Thomas Edison, Graham Bell, Henry Ford, Roosevelt, George Eastman e Rockefeller. O resultado foi A lei do triunfo: 16 lições práticas para o sucesso, que ensinou, pela primeira vez na história do mundo, o verdadeiro segredo para o sucesso pessoal.


Bíblia Sagrada
Autor: Vários
Editora: Várias

Sim! O livro mais vendido e lido do mundo também é um especialista em finanças!

Não à toa, dos mais de 23 mil versículos bíblicos, cerca de 500 falem de oração, 400 de Fé, e 1.600 falam de dinheiro. Das 38 parábolas de Jesus, 16 utilizam o dinheiro como referencial de valor. Cristo e os demais autores das Escrituras nos mostram que a forma como se lida com o dinheiro é um indicador externo, fácil de ser percebido, da vida espiritual de uma pessoa e também de seus valores morais.

Logicamente, a sua leitura é um desafio para os menos acostumados, pois a Bíblia não é o livro ideal para ser lido de capa a capa, de uma maneira muito fácil de ser compreendida. Na verdade, sem um guia adequado, a sua leitura pode cansar o mais desacostumado dos leitores…

 

… neste caso eu recomendo você acessar o meu site ministerial onde eu compartilho toda a orientação prática e espiritual sobre dinheiro baseada na Bíblia, que lhe ajudará a obter tranquilidade, felicidade e independência financeira da forma correta.

De maneira simples, de fácil aplicação prática, e que podem ser seguidos por qualquer pessoa independente de seu grau de instrução ou momento financeiro atual.

Tenho certeza de que estas dicas de leitura vão lhe agregar muito valor . E os leitores mais atentos perceberão que boa parte do conteúdo destes seis livros (dentre dezenas de outros da minha biblioteca particular) já tiveram temas abordados aqui na coluna, ao longo da sua existência. Isso é prova da capacidade influenciadora e transformadora que a literatura exerceu em mim, e que eu replico diariamente na minha vida pessoal; nos meus atendimentos no escritório e no voluntariado que faço na igreja que congrego; nos artigos, programas de TV e conteúdos de mídias sociais; e nas palestras e mensagens que dou Brasil afora.

Afinal, o conhecimento foi feito para ser espalhado! 😇

Por hoje fico aqui, lembrando que, caso você tenha alguma questão ou dúvida relacionada a Finanças Pessoais, envie-a para redacao@plenonews.com.br e eu terei o maior prazer em responder e tentar lhe ajudar.

Forte abraço, até semana que vem (com dicas de FILMES sobre dinheiro e finanças para ver nas férias).
Sucesso, e fiquem em Paz!

Anderson de Alcantara é profissional do mercado financeiro há 30 anos, onde atua como como Planejador Pessoal; e é Professor Titular do Ministério Videira – Educação Financeira à luz da Bíblia.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.