Leia também:
X Jeito Ipanema de ser

Programa Professor Nota 10 – Primeiro dia de aula

Sabe aquele primeiro dia de aula que você fica imaginando: “Nossa! Como será a turma?”.

Ney Pereira - 26/09/2017 11h38

O que fazer no primeiro dia de aula? / Foto: Pixabay

Quero hoje dar uma dica para o primeiro dia de aula. Sabe aquele primeiro dia de aula que você fica imaginando: “Nossa! Como será a turma?”, ou “Será que vou ser bem recebido?”, ou ainda “Será que vão gostar ou não?” Pois é, eu fico muito preocupado com isso. Todas as vezes que vou ministrar um curso, para mim, o primeiro dia de aulas é decisivo. Por ficar aflito, tenho certeza de que você também fica. E, se você nunca deu aula, sei que ficará mais ansioso ainda. Mas fique tranquilo. Tudo vai dar certo.

Minha sugestão é a seguinte: a primeira coisa que você tem que fazer é “Não entre de uma vez em sala”. Chegue mais cedo, para se ambientar. Procure se concentrar no que você fará inicialmente; que não é, ou não deveria ser, entrar logo no conteúdo. Receba o grupo com uma expressão sorridente, simpática, para assim contagiar emocionalmente esses alunos. Então, se apresente. Fale um pouquinho da sua vida profissional, sobre você – não precisa entrar muito na sua intimidade – mas se mostre como pessoa e procure conhecer a turma, as expectativas do grupo. Assim, à medida que você for percebendo que as expressões faciais e corporais demonstram uma identificação, e que os alunos começaram a participar mais, aí sim, vale entrar no conteúdo.

Então, invista nesse momento inicial, porque você só tem a ganhar. Você terá muito tempo pela frente para ministrar o conteúdo. Mas esse encontro inicial é mágico! E, se você conquista a turma no primeiro dia, com certeza, terá um restante de curso fantástico, pelo menos no que diz respeito ao relacionamento. E, quanto ao conteúdo, eu confio que você fará o seu melhor. Até porque você sabe que, se o professor não sabe o conteúdo, não há porque ele ser professor.


Ney Pereira é especialista em Marketing e Neurociência Pedagógica. Palestrante, professor e escritor. Coach de professores, executivos, CEOs e palestrantes, e consultor corporativo na área de Apresentações Empresariais, Andragogia e Comunicação Interpessoal. Autor do Programa Professor Nota 10 – EaD – Curso de Capacitação em Comunicação de Professores.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.