Leia também:
X Falando sobre amor

A formação do caráter

O início da formação do caráter acontece desde o útero materno

Elaine Cruz - 13/06/2019 10h00

O termo caráter significa gravar. E temos muitas gravações em nós, feitas ao longo dos anos, por amigos que nos ajudaram, companheiros que nos deformaram ou feriram, por educadores e pais persistentes e amorosos, por avós dedicados e cônjuges amigos.

O início da formação do caráter acontece desde o útero materno. Ele é formado a partir de estímulos sensoriais, de exemplos observados na conduta dos outros que nos cercam, de conceitos e valores ensinados formal ou informalmente desde o primeiro dia de vida. O caráter se estrutura a partir da imitação e da interação com os outros entes sociais. Se forma pela aprendizagem e assimilação de comportamentos, bem como em decorrência das vivências pessoais com o meio social, com as coisas e com as pessoas.

Nosso caráter é nosso eu aparente (ego) que, em suas manifestações, nos distingue de qualquer outra pessoa. As pessoas leem nosso caráter, pois nele, mais claramente, evidenciamos nossos hábitos e os papéis que vivenciamos, como o de pai, mãe, cônjuge, profissional e irmão na fé, dentre outros.

Caráter é o que aparentamos ser, que aprendemos a ser através do ensino, de exemplos, dentro do que é socialmente aceito em uma sociedade. É um bem precioso, que vai sendo moldado pelas vivências e aprendizagens ao longo da vida, muito especialmente pelo Evangelho, que tem poder de transformar nosso eu aparente e nosso eu interior!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.