Leia também:
X Um bunker na casa do presidente do Senado

Descanso para vencer

Josué Valandro Jr. - 24/05/2019 20h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não se faz uma história sem determinação. Isto é fato. Pegue a biografia dos grandes nomes da história e encontrará homens e mulheres determinados pelo que criam e faziam.

E determinação envolve trabalho. Nunca se encontrará uma pessoa determinada e acomodada; determinada e procrastinadora. O trabalho é positivo, é motivador, é fortalecedor, é gerador de estima e esperança.

Jesus foi um exemplo de determinação e trabalho. Seu envolvimento ministerial era intenso. Ministrava por horas, curava enfermos, libertava cativos, fazia visitas e dedicava muito tempo ao discipulado de seus apóstolos.

Mas uma orientação de Jesus nos mostra sua consciência de que a caminhada da vitória também requer descanso. Em Marcos 6.31, num dia muito corrido em que não tiveram tempo sequer para comer, Jesus disse aos discípulos: “Vamos descansar um pouco!”.

Jesus sabia que a obra a ser feita era enorme e não seria feita de uma empreitada só. Sempre haverá o que fazer. Jesus sabia que não adiantaria esgotar seus recursos emocionais, físicos e espirituais. Logo, ele precisaria de repor as forças, alinhar os pensamentos, fortalecer o corpo para dar prosseguimento ao seu ministério.

Não são poucos líderes que decidiram viver de uma forma frenética, respirando trabalho e, de repente, foram acometidos de uma situação que os bloqueou por completo para que seguissem seus projetos. Alguns chegam a ter doenças que deixam sequelas, e ainda há outros que experimentam a morte precoce. O líder e sua família acabam pagando uma conta alta demais.

É no descanso que nossa saúde física e emocional se estabelece e surgem ideias que em meio ao olho do furacão não conseguirmos vislumbrar. No descanso, renovamos as forças e as convicções do que almejamos, temos tempo para ouvir ao Espírito suave de Deus a nos ministrar o caminho a seguir sobre as decisões que se fazem necessárias.

Se você quer ter os resultados de Jesus, se quer conselhos daquele que empreendeu o maior movimento da História, decida seguir o conselho do Mestre: descanse. Tenha no seu planejamento de trabalho os tempos para descanso e prospecção criativa natural. Vai valer a pensa. Você se surpreenderá com seus resultados ao definir uma rotina equilibrada entre trabalho e descanso. Mãos à obra!

 

Josué Valandro Jr. É o pastor presidente da Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, no Rio. Se graduou em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e informática pela PUC-RJ. Pós-Graduado em gestão estratégica de recursos humanos pela UNILESTE-MG, e mestrando em teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Casado com Bianca, Valandro é pai do Lucas e do Gabriel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.