Leia também:
X Como lidar com o desinteresse de meu filho pela igreja?

Curtindo uma carne no feriado

Como fazer um churrasco de qualidade sem desperdiçar dinheiro

Anderson de Alcantara - 26/02/2019 11h04

Olá, caro leitor do Pleno.News! Como vai? Tudo bem?

Hoje eu quero dar uma folga na parte técnica de finanças, investimentos e tal, para falar de uma coisa que todo mundo gosta: CHURRASCO!

Estamos nos aproximando de um feriadão e muita gente vai aproveitar esse período para se retirar, descansar e ficar com a família e/ou irmãos de suas igrejas. Isso é muito bom! Afinal, o sábio Rei Salomão em pessoa concluiu que:

“…não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa” (Eclesiastes 3:22).

E, como bem disse minha colega Juliana Dias, em sua coluna Papo de Cozinha aqui no Pleno.News na semana passada, “Comer é um ato social. Os seres humanos sentam-se à mesa para comerem juntos, compartilharem a vida e o alimento. (…) Os banquetes bíblicos fornecem inúmeros exemplos de como a vida antiga estava centrada nas refeições em espaços públicos, como na multiplicação de pães e peixes no Monte das Oliveiras, ou na Santa Ceia, última refeição de Jesus com Seus discípulos” (clique aqui para ler a matéria na íntegra).

Nosso colunista mostrando que não é especialista só em finanças Foto: Sylvio Adalberto

Eu mesmo gosto muito de servir um bom churrasco para meus amigos e familiares:

Sendo assim, já que todos concordam, vamos às nossas…

… DICAS PARA SE FAZER UM BOM CHURRASCO, SEM DESPERDIÇAR DINHEIRO

  1. PLANEJE-SE E FAÇA AS CONTAS
    Sim! Como tudo na vida, o primeiro passo de qualquer tarefa na qual se queira ter êxito é sentar e traçar um plano. Seja fazer um churrasco, reformar um carro, ou começar uma obra. O próprio Jesus Cristo nos ensina isso (Leia Lucas 14:28-30). Procure saber, minimamente: quantas pessoas virão; quantos serão homens e mulheres adultos e quantos serão crianças; se haverá consumo de bebida alcoólica ou não. Essas informações influenciam bastante no cálculo do consumo total, evitando desperdícios. Alguns sites na internet oferecem boas ‘Calculadoras de Churrasco’. Eu gosto muito do ‘Churrascômetro’, que uma rede de supermercados oferece gratuitamente. Acesse e faça um ensaio, para começar.
  2. FIQUE DE OLHO NAS OFERTAS
    Se você tem o costume de fazer churrasco em todos os finais de semana, ou já sabe com antecedência a data de seu próximo show diante da grelha, pode ir fazendo as compras de alguns itens, como carvão e bebidas, antecipadamente. Fique sempre de olho nas promoções dos supermercados à sua volta. Se vir algo barato, já compre para deixar para o próximo encontro.
  3. O CARVÃO
    Parando para observar, a verdade é que o carvão é um dos itens mais caros do churrasco. Custa quase o preço da carne. Se você conseguir obter LENHA para ajudar a utilizar menos carvão, é economia certa. Qualquer pedaço de madeira serve e ajuda. Para se acender o fogo com mais eficiência, um segredo simples é colocar um papel (ou pedaço de pão) molhado com álcool em meio a uma “casinha” de carvões e lenha, dando espaço para o oxigênio passar. Acenda a bucha de álcool e espere. Em pouco mais de dez minutos e você já terá seu braseiro aceso. Outra coisa: ficar mexendo a todo momento no carvão faz ele queimar mais rápido. Quando você sentir que a temperatura do braseiro estiver diminuindo, ou observar que o carvão já está com bastante cinza, vá colocando pedaços novos de carvão e lenha por cima do braseiro, aos poucos, sem cobrir o braseiro por completo. Seguindo este conselho, você terá de reabastecer menos a churrasqueira com carvão.
  4. TERCEIRIZE OS ACOMPANHAMENTOS
    Não esqueça que os acompanhamentos de mesa (arroz branco, salada de batata, farofa, pãozinho de alho, vinagrete e sobremesas) são importantes para um menor consumo de carne, além de bem mais baratos. Se você vai ser o mestre churrasqueiro e quer ficar focado só nos espetos, peça ajuda e terceirize estes itens. Quando eu faço um churrasco, sempre peço para os convidados ficarem a cargo de trazer um destes acompanhamentos. Isso traz um senso de participação a todos os que vão estar presentes, não me tira o foco, diminui o trabalho, e a despesa.
  5. APERITIVOS DE ENTRADA “A primeira impressão é a que fica” – este é um sábio ditado que serve para encontros românticos, entrevistas de emprego, e festas. No início de todo churrasco, geralmente os convidados ou participantes já estão com muita fome. Assim, comece servindo fartamente: pão de alho, linguiça toscana, salsichão, e drumet de frango, pois são cortes com bastante saída, além de serem as opções mais baratas de carne.
  6. VÁ ALÉM DA CARNE
    Legumes assados na brasa fazem bastante sucesso, como abobrinhas e berinjelas em rodelas, pimentões, batatas assadas em papel alumínio. Tem sempre alguém fazendo dieta, que irá lhe agradecer. E é menos uma pessoa a consumir carne.
  7. PICANHA É BOM, MAS CUSTA CARO
    Por mais que a picanha seja deliciosa, tente pensar fora da caixinha e comprar carnes “menos valiosas”. Cortes como a capa do filé, filé de costela, miolo do acém, ponta de peito e até mesmo a agulha e o coxão mole são excelentes alternativas para o churrasco. Fique atento aos preços da maminha, fraldinha e do contrafilé; se estiverem em conta, ponha no carrinho. Apenas lembre-se de que, ao fazer a escolha por cortes não tão nobres, o ideal é servir a carne mal passada ou ao ponto. Caso contrário, você acabará servindo uma carne dura e seca demais. Aliás, carne bem passada devia ser proibido. É um sacrilégio! Não tem gosto nem nutrientes. Reeduque seus convidados e ensine-os a saborear de verdade uma boa carne! Se couber no orçamento, compre apenas uma peça de picanha (entre 900 e 1.200g) e deixe para servir no final, quando todos já tiverem matado a fome.

E, para quem quiser aprender mais sobre a arte de servir um bom churrasco, eu recomendo assistir ao canal Churrasqueadas, do engraçadíssimo José Almiro, no YouTube. É o melhor!

Por hoje, fico aqui. Aproveite bem o seu feriado! Lembrando que, se você tiver alguma questão ou dúvida relacionada a Finanças Pessoais, pode enviá-la para redacao@plenonews.com.br e eu terei o maior prazer em responder e tentar lhe ajudar.

Forte abraço e até semana que vem (Sim! Terça de Carnaval vai ter coluna!). Sucesso e fique na Paz!

Anderson de Alcantara é profissional do mercado financeiro há 30 anos, atua como consultor financeiro na 3468 Finance e é professor titular do Ministério Videira – Educação Financeira à luz da Bíblia.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.