Leia também:
X “Infantolatria facebookiana”

Como lidar com a dificuldade de fazer dietas?

Para o processo de emagrecimento, não existe uma fórmula padrão

Como Lidar - 05/02/2019 10h35


“Todo ano eu começo o famoso “Projeto Verão”, mas sempre desisto no meio do caminho, porque não aguento ficar muito tempo seguindo dieta restritiva. Mas, eu queria muito me manter focada para perder alguns quilos. Como posso mudar minha alimentação para deixá-la menos calórica e conseguir emagrecer e ao mesmo tempo não precisar parar de comer o que gosto?”

Juliana Monteiro, Rio das Ostras, RJ

RESPOSTA:

Então, para o processo de emagrecimento, não existe uma fórmula padrão. Até porque, cada indivíduo possui um metabolismo, um biotipo e uma realidade alimentar diferente. A restrição dietética é um dos protocolos que pode ser utilizado no processo de perda de peso, quando necessário. No entanto, isso precisa ser feito dentro de um limite e período, pois a sua realização sem orientação e supervisão de um profissional habilitado para te orientar de modo adequado, pode resultar em alguns danos à saúde, além do surgimento de distúrbios alimentares.

De um modo geral, o que ajuda no emagrecimento e na manutenção do peso saudável é entender que será necessário a mudança de alguns hábitos alimentares e estilo de vida, trabalhando a reeducação alimentar. Um bom início é evitar o consumo diário de alimentos ultraprocessados, lanches ou preparações fritas (ex: refrigerantes, biscoitos doces recheados, embutidos, sorvetes, salgadinhos, fast-food, entre outros) e optar pelo consumo de alimentos in natura, como as frutas (preferencialmente as da safra), legumes e verduras (ex: cenoura, beterraba, alface, chicória, agrião, bertalha, etc.).

Além disso, é válido optar por preparações cozidas, assadas ou grelhadas, pois nesses casos não é necessário a utilização excessiva de óleo durante o preparo. Dessa forma, o valor calórico da preparação acaba reduzindo um pouco mais, o que consequentemente auxiliará na perda de peso gradual.

Para um melhor esclarecimento a respeito da quantidade a ser consumida, do que comer e por quanto tempo seguir, é importante buscar a orientação de um profissional nutricionista. Este é o profissional habilitado para calcular sua dieta, junto a uma estratégia adequada para a perda de peso saudável. Ele irá analisar detalhadamente sua rotina alimentar, sua composição corporal e seu metabolismo, sempre respeitando suas preferências e aversões alimentares.

Por fim, a prática de atividade física, juntamente com a alimentação adequada, favorece a perda de peso de forma sadia e sustentável. Caso necessário, busque a orientação de um educador físico capacitado, a fim de encontrar uma atividade que melhor se adeque a suas necessidades.

Bianca Freitas é nutricionista, graduada pela Universidade UNIGRANRIO.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.
Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.