Leia também:
X Livros para presentear crianças

Retrospectiva pessoal

No âmbito pessoal precisamos fazer balanços, e o final de ano é propício para isso

Elaine Cruz - 13/12/2018 10h15

Todos os anos as grandes revistas e emissoras de televisão apresentam a retrospectiva do ano que se finda. As grandes empresas fecham para balanço, e muitas marcas fazem reuniões para avaliar a performance ao longo do ano. Mesmo na vida doméstica, algumas vezes por ano precisamos fazer uma faxina mais detalhada, arrumar as gavetas, organizar o guarda-roupas e revisar a utilidade dos utensílios da cozinha.

No âmbito da vida pessoal também precisamos fazer balanços, e o final de ano é propício para isso. Fizemos a caminhada recomendada pelo médico? Conseguimos mudar hábitos alimentares para evitar a hipertensão ou diabetes? Fizemos os exames médicos de rotina necessários? Conseguimos terminar o curso ou pós-graduação? Batemos nossas metas? Fomos trabalhar com motivação na maioria dos dias?

Sorrimos e nos divertimos na rotina da casa? Fizemos a tal viajem de lua de mel? Mantivemos a harmonia com os filhos? Tiramos férias para descansar? Investimos tempo para o lazer em família? Nos esforçamos para ajudar outros em nossa igreja e comunidade? Lemos a Bíblia e fomos aos cultos regularmente e com alegria?

A retrospectiva evidencia nossa conduta e nossa disciplina em manter metas plausíveis que estabelecemos para nós mesmos. O bom é que sempre podemos nos arrepender, refazer nossas prioridades, realimentar nossa fé com a Palavra de Deus, melhorar nosso desempenho profissional e nos empenhar em sermos mais dedicados à nossa família.

Uma boa retrospectiva para você!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.