Leia também:
X Bitcoins – e aí, vale a pena investir?

Tenho dificuldade de aprender inglês

Leitora pede ajuda para saber como pode ter maior facilidade de aprendizado do idioma

Como Lidar - 04/12/2018 17h00

“Fiz curso de inglês quando era mais nova mas não concluí. Tenho tentado aprender sozinha. Existem técnicas que podem me ajudar?”

Ana Clara, Rio de Janeiro, RJ

 

Olá, querida leitora!

Existem sim técnicas que ajudam muito nesses casos. A principal é se expor ao idioma. De que forma? Não só através de músicas, pois tem gente que acha que ouvindo músicas inglesas vão conseguir fluência ou algo do tipo. Não é assim que funciona. A Internet é uma ótima ferramenta para isso. Existem vários vídeos de professores, até mesmo de estrangeiros nativos no idioma que ajudam. Os próprios chats que permitem conversas entre pessoas de outros países influenciam esse contato.

Para realmente aprender o inglês, tem que se jogar sobre o idioma. Se tiver amigos virtuais nativos que estejam dispostos a conversar, pratique com eles. A dica é fazer um grupo onde conversem na língua. Sempre que possível, dê preferência para assistir filmes e séries em inglês. Se tiver muita dificuldade, comece com legendas em português e depois mude para o inglês.

Mas a melhor ferramenta é a Internet. Preste atenção nas palavras que não fazem parte do seu vocabulário e pratique seu listen, sua pronúncia. Lembrando de que o inglês tem vários sotaques. Tem o britânico, o americano, o australiano, o canadense.

Fuja dos brasileiros! Tente treinar com quem é nativo. O brasileiro pode até saber falar e é bom praticar com um colega da escola, por exemplo. Mas nós temos muita “brasileirisse” na pronúncia e isso atrapalha o aprendizado. Por isso, o ideal é que você tente fazer amizade com algum nativo.

O ideal, com certeza, seria um intercâmbio. Se for viável, tente juntar dinheiro para estudar fora, nem que seja por um mês. O contato com nativos muda tudo! Você nunca mais irá esquecer.

 

Daniela Pacheco França Assis é formada em Letras Português/Inglês, pós-graduada em Língua Inglesa com Certificação Internacional de Cambridge e com Curso de Metodologia Trinity College e é professora da Cultura Inglesa e do colégio Santa Maria, com 14 anos de experiência.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.