Leia também:
X Desconstrução da sexualidade do cristão – Parte 1

Amigo de pecadores

A melhor definição de fariseu é "aquele que monitora os pecados dos outros, enquanto justifica a si próprio"

Edvaldo Oliveira - 02/12/2018 09h00

” Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” (Lucas 7: 34).

Vemos aqui a história de um fariseu chamado Simão, que convida Jesus à sua casa para uma refeição. Esse homem também convida um seleto grupo de líderes religiosos como ele para se ajuntarem à mesa. O mais provável é que esses convidados fossem também fariseus.

Era uma reunião formal e muito religiosa. Simão e seus companheiros observavam e guardavam a lei, davam os dízimos e iam à casa de Deus todos os dias. Eram retos aos seus próprios olhos, e se achavam os homens mais santos de sua geração.

Uma mulher pecadora roubou a cena. De algum jeito ela passou dentre os empregados da casa e subiu até a mesa onde eles jantavam. Lá ela chegou aos pés de Jesus, agarrada a um vaso de alabastro com perfume, e chorando. Aquela reunião formal e religiosa se transformou em um momento de pura adoração.

A mulher pecadora se ajoelha, envolve os pés empoeirados de Jesus com as mãos, e começa a banhá-los com suas lágrimas. Ela também solta os cabelos. Nenhuma mulher judia decente faria um ato destes em público. Mas essa mulher de má reputação usou os cabelos para deixar os pés de Jesus limpos. Finalmente, ela abre o vaso de alabastro e derrama perfume sobre os pés de Cristo.

A melhor definição de fariseu é “aquele que monitora os pecados dos outros, enquanto justifica a si próprio”. Naquele ambiente predominava um espírito de acusação e julgamento, mas também estava presente um sentimento de perdão e restauração. Enquanto os religiosos olhavam para aquela mulher com olhos de reprovação, Jesus a via com compaixão.

Que eu e você possamos aprender com as atitudes dessa mulher, que Deus reprova aqueles que se acham justos e santos demais, e que o Senhor acolhe todo aquele que reconhece a sua miserabilidade, e mesmo assim se joga aos pés de Cristo, em louvor e adoração a Ele.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.