Leia também:
X Saúde da boca e a cor dos dentes

À Mesa: 1º Encontro de Jornalismo Gastronômico

Evento no Rio de Janeiro apresenta temas sobre a relação entre comunicação e gastronomia

Juliana Dias - 09/11/2018 10h00

O educador Rubem Alves afirma que as palavras e as comidas são feitas da mesma substância, nascem da mesma mãe: a fome, de conhecer os saberes, as culturas e os sabores. Há uma relação íntima entre cozinhar as ideias e comunicar ideias e sentimentos. A comida que chega à boca e as palavras que alimentam a mente estão indissociavelmente ligadas pela mesma origem. A etimologia da expressão latina sapere entrelaça tanto o saber/conhecimento como o sabor/gosto.

Se levarmos em consideração essa raiz etimológica, o processo de aprendizagem para a vida não desvincularia saber e sabor. Pois o ato de conhecer pressupõe o ato de saborear ideias, função própria do paladar. De igual forma, o ato de comer implica em conhecer mais sobre a multidimensionalidade da alimentação, função própria do intelecto. Seguindo este raciocínio, a maneira como se conhece o mundo, ou a comida, não se realiza por meio da separação entre o prazer e a razão crítica. Ao contrário, põe em comunicação, concomitantemente, as dimensões ecológica, biológica, antropológica e social.

A relação entre comunicação e gastronomia pode ser reconhecida no segmento do jornalismo gastronômico com a produção de conteúdo para inúmeros programas de TV, sites, jornais, revistas e internet, que tem atraído cada vez mais públicos de todas as idades em torno do prazer de cozinhar e conversar sobre alimentos. No dia 24 de novembro será realizado o 1º Encontro de Jornalismo Gastronômico,no Rio de Janeiro. O seminário é voltado para estudantes e profissionais da comunicação, publicidade, marketing, gastronomia, nutrição, e áreas que trabalham e pesquisam com o tema da alimentação.

A entrada é gratuita e ocorre no auditório da Facha, em Botafogo. O objetivo é propor um diálogo sobre as dimensões da alimentação, a relação com a mídia, a cultura, ciência e agricultura. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta fazer a inscrição pelo formulário online: online: https://bit.ly/2zj0Rnk. Mas fica o convite: “Sua entrada, vale um livro (usado ou novo) de gastronomia para troca durante o evento no tapete literário.

A programação contará com a presença da publicitária Nádia Rebouças que abre o evento com a conferência “A comunicação e os desafios da alimentação contemporânea”. Uma roda de conversa reunirá nomes do pioneiros e atuais do jornalismo gastronômico no Rio de Janeiro, como a jornalista Andreia D’egmont e o fotógrafo Alexander Landau, e a chef e professora de gastronomia Andressa Cabral (Unisuam) e o músico gourmet e digital influencer Gabriel da Muda.

O evento é um esforço de colocar a comunicação para sentar à mesa dos saberes, que discutem alimentação contemporânea. Não se trata de estudar técnicas e receitas de se comunicar melhor, mas de dar centralidade à comunicação como uma ciência multidisciplinar que organiza simbolicamente a sociedade. E o que se tem comunicado sobre a comida? O que ela própria comunica? Nós entendemos a comida como um sistema de comunicação complexo, que permite a reflexão, compreensão e transformação da realidade a nossa volta.

O evento é organizado pela primeira turma de pós-graduação em Jornalismo Gastronômico da Facha. Sinta-se à vontade para puxar uma cadeira e entrar na prosa pois a alimentação é assunto de interesse de todos que comem.

 

Informações:

O seminário “À Mesa: 1º Encontro de Jornalismo Gastronômico”

Dia: 24 de novembro

Hora: Das 9h às 17h

Local: Facha – Unidade Botafogo. Rua Muniz Barreto, 51.

Entrada: Gratuita. Para participar, os interessados devem se inscrever através do link: https://bit.ly/2zj0Rnk

Contato: jogastronomico2017@gmail.

 

Juliana Dias é jornalista e pesquisadora na área de alimentação, comunicação e cultura. Possui doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ). Coordena os cursos de pós-graduação e extensão em Jornalismo Gastronômico na Facha, integra a Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro .
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.