Leia também:
X Dívidas – parte 2: Trazendo esperança

Como escolher um sócio que me ajude nos negócios?

Leitora pede ajuda para problemas com sociedade e empresário responde

Como Lidar - 23/10/2018 11h33

“Abri meu negócio próprio em 2015. Desde então já tive duas sócias e problemas sérios com as duas. Como devo escolher o sócio certo? Alguém que realmente se responsabilize e leve os negócios pra frente? Como lidar?

Ana Cristina Lira, Vitória, Espírito Santo.”

RESPOSTA:

Olá, cara leitora!

A sugestão que tenho para você, que está com dificuldade para conseguir um bom sócio, é que você não tenha um! Faça suas coisas sozinho, comece a desenvolver todo os seus projetos e trabalhos com seus recursos próprios.

Esse foi o caminho que segui. Eu tive um sócio e também sérios problemas e muitas dificuldades com ele. Com duas pessoas diferentes sempre haverá problemas de incompatibilidade nos pensamentos. Comecei a fazer minhas coisas sozinho e de forma pequena. Hoje, aconselho a todos que querem empreender a fazer o mesmo.

Tente buscar meios e condições próprios, sempre adquirindo e desenvolvendo conhecimento. Em vez de sócios, tente parcerias. Penso que um grande segredo para fazer seu negócio dar certo, é não ter sócio. Claro, tenha colaboradores e pessoas que possam ajudar você, que participem do desenvolvimento de seus projetos, e que tomem decisões em conjunto. Fazer tudo completamente sozinho e de forma unilateral não é bom.

Trabalhar sozinho pode proporcionar mais tranquilidade e até mesmo ser mais fácil, porém, tenha em mente que é mais demorado e mais cansativo. O lado positivo é que se você erra ou acerta, a decisão é exclusivamente sua.

Você vai precisar de ajuda de pessoas que entendam mais sobre algum assunto específico, como um gerente de banco, por exemplo, para ajudar em questões como capital de giro. Mas, em minha concepção, um sócio pode se tornar um grande problema.

Procure ajuda de um bom profissional para orientar você e até mesmo do Sebrae. Com certeza, assim você terá um bom desenvolvimento e alcançará seus objetivos.

Abraços!

Marcos Aurélio de Deus é pastor, empresário e dono da transportadora LL Mathias.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.