Leia também:
X Ideologia ou doença?

Empoderamento cor-de-rosa

Por causa de nossa multiplicidade de papéis esquecemos da pessoa mais importante: nós mesmas!!!

Ellen Sarmento - 05/10/2018 10h39

Queridos leitores do Pleno.News, quero neste nosso último texto da série a Mulher e seus múltiplos papéis trazer um tema de grande relevância que, tenho certeza, tocará a vida de muitas mulheres.

Estamos no mês de outubro, onde oficialmente se desenvolvem as ações do Outubro Rosa. E, gostaria de fechar a nossa série com chave de ouro, trazendo informações e orientações, para que você tenha conhecimento e qualidade de vida.

Outubro é o mês oficial de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama Foto: Pexel

Quero hoje destacar cinco dicas para que você, mulher, lance mão do seu empoderamento cor-de-rosa:

1. REALIZE SUA MAMOGRAFIA E SEU PREVENTIVO ANUAL
Se você ainda não o fez, ainda há tempo de realizar. O fato é que muitas vezes negligenciamos a nossa saúde íntima. Por causa de nossa multiplicidade de papéis esquecemos da pessoa mais importante: nós mesmas!!!

Muitas doenças podem alcançar sucesso em seus tratamentos se forem diagnosticadas em seus estágios inicias. Então, olho vivo! Não deixe que um incomodo, aparentemente simples, seja venha ignorado!

2. ORGANIZE SEU ARMÁRIO INTERIOR
Quero lhe dizer que, se essa dica não é a mais importante é a que tem que ser guardada debaixo de sete chaves.

Vamos lá, como organizar nosso armário interior? Muitas vezes, o espaço físico no qual vivemos, reflete como emocionalmente nos sentimos. E essa organização espacial mexe com nossa produtividade emocional e psíquica. Por isso, é importante estabelecermos rotinas simples, mas que no final do dia fazem toda a diferença. Uma sugestão para sua rotina é:

  • Ao acordar, arrume sua cama! Ela estando arrumada, traz a sensação que é hora de levantar e deixar a preguiça de lado.
  • Realize uma lista das atividades do dia, montando um checklist de prioridades.
  • Na noite anterior, já separe a roupa que usará para trabalhar no dia seguinte.
  • Quando for à feira e retornar para casa, procure já lavar as frutas e deixá-las prontas para serem consumidas. Assim como as verduras, chegue e imediatamente faça a higienização.
  • Não deixe roupa na cadeira da sala, recolha tudo o que estiver espalhado e coloque somente em um único local. Evite deixar mais de um comodo em bagunça. A harmonia da casa, afeta diretamente nosso bem-estar psíquico e emocional e consequentemente nossa produtividade.

E por último, mas não menos importante:

  • DIGA NÃO A RELACIONAMENTOS TÓXICOS E ABUSIVOS!!! NÃO ACEITE SER DEPRECIADA.

3. CONECTE-SE EMOCIONALMENTE COM PESSOAS DE MESMA SINCRONIA
A respeito de sincronia, é muito importante pensarmos com quem compartilhamos nossos sonhos e nossas ideias. Muitas vezes, não temos a percepção que determinada amizade não nos impulsiona a crescer e sim, para baixo. Então devemos ficar atentos, porque a mesma mão que é estendida a nós, no dia difícil, precisa ser a mão que aplaude as nossas conquistas.

4. USE SUAS REDES SOCIAIS COM CUIDADO!
Esse aspecto é importante. Por isso, quero frisar a importância de como as nossas redes sociais têm que ser administradas com todo cuidado. Não faça de suas redes sociais seu confessionário. Se deseja compartilhar um problema, procure um amigo, um conselheiro ou um profissional.

Não se exponha em excesso e não compartilhe sua vida com falta de critério. Use sua redes sempre de forma positiva e instrutiva!

5. FAÇA UM ORÇAMENTO MENSAL
As finanças são uma das áreas de maior desafio para nosso real empoderamento, pois só podemos dar um passo rumo ao crescimento emocional, intelectual e consequentemente financeiro se obtivermos a real noção de como investimos nosso dinheiro mensalmente.

Usarmos uma planilha para termos uma visão realista de nossos gastos, é algo que ajuda e muito. Pois, muitas vezes, investimos nossos recursos em supérfluos e nos impedimos de priorizar algo que nos trará resultados positivos. Um simples ajuste pode fazer toda a diferença para planejar a viagem dos sonhos. A partir da organização é só economizar e priorizar.

Bem… desejo que estas orientações possam ser multiplicadas e muitos leitores possam ser alcançados. Desejo mais, que possamos, neste Outubro Rosa, empoderar cada vez mais mães, tias, avós, irmãs, primas e filhas a viverem plenamente. Que nós, mulheres, realizemos nossos exames, e incentivemos outras mulheres ao mesmo!!!

Até o próximo post!

Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Especialista em Terapia EMDR pela TraumaClinic do Brasil. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.