Leia também:
X A paternidade

O clássico nunca sai de moda. Sabia?

Dou dica de dois livros que, embora antigos, são muito atuais. Vale ler!

Ellem Barboza - 20/09/2018 11h39

Olá, leitores do Pleno.News, vamos conversar sobre literatura clássica?

Livros clássicos são aqueles escritos e publicados em épocas passada, que marcaram tanto o período em que foram escritos que são lidos, discutidos e admirados até a data de hoje. Eu tenho vários clássicos favoritos, inclusive já falei sobre um deles; Orgulho e Preconceito; aqui, mas hoje, escolhi dois para indicar para vocês.

O primeiro deles é O Morro dos Ventos Uivantes, escrito por Emily Brontë.

Sinopse: “Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. ‘Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff’, diz a apaixonada Cathy”.

Essa história é diferente de tudo o que eu já li. A começar pela narrativa, que conta uma história dentro de outra história. A leitura flui tão bem, que nem parece que esse livro foi escrito há mais de 200 anos.

Os personagens de O Morro dos Ventos Uivantes são muito intensos e bem construídos, a gente simplesmente não consegue ficar apático a eles. A história toda sempre me faz refletir muito sobre como ninguém é 100% bom ou mau e também sobre aquela velha questão: O homem nasce mau ou o meio em que ele vive o corrompe?

Vale a pena ler. Mesmo!

A segunda dica de hoje é o livro O Grande Gatsby, escrito pelo F. Scott Fitzgerald.

Sinopse: “A obra traz como pano de fundo a sociedade americana da década de 1920, época que ficou conhecida como a era do jazz. Ao se mudar para a casa ao lado, Nick Carraway adentra o mundo de extravagância e luxo de Jay Gatsby. Ele é um misterioso milionário que, na verdade, busca a atenção de um antigo amor, Daisy Buchanan, de quem se separou na Primeira Guerra Mundial. Um retrato pungente da decadência de uma sociedade materialista e deslumbrada com o poderio do pós-guerra e dos trágicos danos causados por uma obsessão lancinante com o passado”.

O Grande Gatsby é um dos clássicos mais atuais que eu já li. A leitura me fez pensar muito sobre a nossa sociedade atual, onde a maioria das pessoas vive de aparências e o homem só tem amigos, enquanto tem algo a oferecer.

Outra coisa incrível nesse livro é que podemos conhecer detalhes da sociedade dos anos 20, pois o autor descreve muito bem as pessoas, os costumes, os lugares.

Bem… essas foram as dicas de hoje. Eu espero que vocês tenham gostado!

Agora, me contem: Já leram algum desses clássicos? Vamos conversar, sugiram também. Trocar experiências de leitura é algo muito valioso.

Beijos e até a próxima,

Ellem Barboza é médica, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. É uma cristã apaixonada por livros desde a infância e acredita que boas leituras podem nos transformar em pessoas melhores. Em função de sua paixão literária é dona do Colecionando Primaveras, uma movimentada página no Instagram onde compartilha dicas e opiniões sobre livros.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.