Leia também:
X Esteja alerta! Crise financeira pode elevar risco de suicídio

Como acalmar minha ansiedade sem engordar?

Leitora pede ajuda e coach em emagrecimento dá exemplos práticos

Como Lidar - 18/09/2018 11h28

“Sou muito ansiosa. Demais da conta até. E quando estou ansiosa tenho vontade de comer tudo o que me passa pela frente. Nos últimos dois anos tenho conseguido controlar meu peso, mas ainda assim derrapo na ansiedade. Tenho lido a respeito, perguntado a médicos, mas gostaria de saber se há alimentos se podem me ajudar a controlar a ansiedade. E mais, se mesmo ingerindo-os meu ganho de peso não seria tão terrível assim. Vocês podem me ajudar? Desde já agradeço.

Denise Santana, Belo Horizonte, Minas Gerais”.

RESPOSTA:
Oi, Denise, os distúrbios de ansiedade se manifestam em preocupações e medos extremos em situações simples de rotina. Além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas já que eles são difíceis de controlar. Por sorte, os distúrbios de ansiedade podem ser tratados, sim.

A ansiedade pode ser causada por muitas situações como estresse, alimentação ou acontecimentos diversos. Então, se você se sente ansiosa com frequência, você pode usar a alimentação ao seu favor. Quero dar algumas dicas para você:

Aveia: é um dos melhores cereais, pois fornece energia e vitalidade, acalma e ainda ajuda para o bom funcionamento do intestino. Além disso, você pode consumi-la a qualquer hora do dia em um smoothie com frutas, por exemplo.

Vegetais verdes: alface, espinafre, rúcula e agrião são maravilhosos para aumentar os níveis de minerais que regulam o sistema nervoso como o magnésio. É melhor consumi-los crus, em saladas ou sucos para aproveitar melhor todas as suas propriedades.

Nozes: em geral, todas as nozes têm muitos benefícios, uma vez que contêm ácidos graxos essenciais. Elas também têm a vantagem de serem muito ricas em magnésio. Indico comer de quatro a cinco nozes todos os dias e alternar com outros tipos de nozes sem sal, de preferência.

Sementes de girassol: sementes, em geral, são superalimentos com propriedades para combater a ansiedade, especialmente as de girassol. Elas são ricas em ácidos graxos essenciais que nutrem o sistema nervoso e também controlam os impulsos de querer comer o tempo todo. Podem ser consumidas no iogurte, na salada ou com frutas, por exemplo.

Abacate: esse alimento é tão completo que não podemos deixá-lo de lado, pois combate as deficiências nutricionais que podem desencadear a ansiedade. Adicione-o às refeições e lanches. Pode fazer um guacamole, adicionar na salada ou no smoothie.

Grão de bico: é um grão rico em fibras, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Pode ser consumido em saladas, refogado com legumes, com frango e hambúrguer de grão de bico.

Todos esses alimentos mencionados são benéficos para controlar a ansiedade, mas existem muitos outros como banana, couve, laranja, feijões, etc, que também ajudam e muito.

Por exemplo, alimentos que sejam ricos em cálcio, vitaminas do complexo B, triptofano (banana, grão de bico, peixes e carnes), magnésio e ômega 3 fornecem vitaminas e nutrientes que acalmam a mente e o corpo enquanto aumentam a energia e estabilizam o nosso humor.

Mas se esforce para manter uma dieta balanceada e variada, evite frituras, farinhas brancas, gorduras ruins como salsicha, linguiças, presunto, mortadela, comidas prontas, açúcares e haverá uma diferença significante nos seus níveis de ansiedade.

Agora, por último e não menos importante não esqueça que sua mente tem poder. Não coma suas emoções! Quando se sentir ansiosa pare, pense e reflita o que está fazendo você ficar assim. Busque alternativas: uma caminhada, um banho quente na banheira, ligar para uma amiga a ajudará a mudar o foco e se ocupar com outra coisa.

E, boa sorte pra você!

Gabi Lodewijks é coach de emagrecimento e consultora alimentar.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.