Leia também:
X As mulheres, o envelhecimento e a ditadura da beleza

Se você deseja abrir um negócio, comece pela sua imagem

A credibilidade é um atributo que não se conquista da noite para o dia e ela que abre as portas de qualquer empreendimento

Jonatas Nascimento - 10/09/2018 11h29

Depois de mais de quatro décadas atuando no ramo de prestação de serviços de assessoria contábil, acabei virando “espelho” para alguns mais próximos que me veem como um profissional respeitado e bem-sucedido. Daí, sempre que alguém me pergunta o que é necessário para o ingresso no mundo do empreendedorismo, a resposta é sempre a mesma: credibilidade. O que, aliás, nunca deixei de perseguir.

Digo que isto se aplica a qualquer pessoa em qualquer ramo de atividade. Serve para o mecânico de automóveis, serve para o técnico em eletrônica ou refrigeração, serve para o pedreiro ou pintor de paredes, serve para o trabalhador doméstico, para o desentupidor de ralos, para o encanador ou para o jardineiro, serve para o advogado, para o médico, para o dentista, para o contador. Enfim, quem não tem credibilidade não tem nada.

Imagine-se nas mãos daquele sujeito pouco habilidoso, que não se atualiza, que não sabe trabalhar direito, trapalhão, que não cumpre prazos e, o que é pior, falastrão, fofoqueiro, linguarudo, que nunca soube o que é ética.

A credibilidade é um atributo que não se conquista da noite para o dia. É construída ao longo de uma vida. O discurso de quem busca a credibilidade deve ser condizente com os seus atos. Poderíamos receitar como ingredientes da credibilidade todos os valores morais, éticos e profissionais que aprendemos ao longo da vida.

Mas, além da credibilidade, que é primordial, o profissional deve trabalhar com o que é seu. Portanto, sempre que possível, use uma roupa compatível com a sua profissão. Se advogado ou contador, use terno e gravata ou no mínimo uma vestimenta social. Se mecânico, use aquele velho “macacão”, e assim por diante. Asseio é fundamental. Relações humanas também. O seu ambiente de trabalho deve causar a melhor impressão, deve ser limpo, aprazível, arejado e organizado.

Uma vez reunidos esses fatores, você terá grandes chances de ser muito bem-sucedido profissionalmente. Se eu fosse você, começaria agora mesmo a corrida em busca da credibilidade.

Jonatas Nascimento é empresário do ramo contábil na região metropolitana do Rio de Janeiro, graduado em Letras e Direito. Especialista em contabilidade eclesiástica, é autor do livro Cartilha da Igreja Legal.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.