Leia também:
X Vamos viajar para o passado?

Como fazer minha empresa crescer através da Internet?

Leitor pede ajuda para divulgar seu trabalho nas redes e alcançar mais clientes. Especialista em marketing digital responde

Como Lidar - 16/08/2018 12h23

“Neste ano, deixei meu emprego no mercado imobiliário e abri minha própria empresa. Desta vez, vou investir em mim mesmo e na minha competência. Estou atuando como coach financeiro, captando clientes que desejam colocar sua vida, sua casa, sua carreira em ordem com um planejamento econômico. Mas me falta ser mais ágil na divulgação de meus serviços via Internet. Quero aprender a aplicar ações produtivas nas redes sociais e fazer um marketing digital. Confesso que preciso de ajuda. Como fazer para obter crescimento de minha nova empresa através de recursos na Internet? Como lidar com esse desafio?”

Carlos Nunes, Itaperuna, Rio de Janeiro”.

RESPOSTA:
A criação de conteúdo na internet ajudou muita gente a aprender diversas habilidades sem precisar investir em uma formação acadêmica. É o caso do marketing digital. Muito empreendedores aprendem por si mesmos as habilidades necessárias para venderem seu serviço pela internet. Mas enquanto muitos conseguiram se virar, outros investiram muito dinheiro e tempo sem conseguir o retorno esperado no tempo que imaginavam, por não terem recebido dicas de marketing digital no momento em que mais precisaram.

É verdade que cada negócio possui sua peculiaridade, mas existem alguns passos básicos que toda empresa deve seguir para encontrar o público certo para o seu negócio.

Para aquele que ainda está começando e ainda não sabe por onde iniciar sua trajetória como empreendedor, vou listar aqui quatro dicas de marketing digital que qualquer empresário de primeira viagem pode seguir.

Vamos a elas:

1. Defina sua persona: entenda o perfil do seu público-alvo.
A persona, como o nome já diz, é a personificação do seu público-alvo em um indivíduo. Imagine qual seria o perfil do seu cliente ideal, se pudesse concentrar todas as características dele em apenas uma pessoa.

Se pergunte: Para quem você estou falando? Qual a faixa etária? Gênero? Renda? Quais seus hábitos de consumo?

Defina também a linguagem adequada para se comunicar com esse cliente ideal. Anote tudo e exercite diariamente uma linguagem focada no seu público-alvo.

2. Crie canais de comunicação com seu público.
Você sabe onde seu público está? A verdade é que seu público está onde todos estão. Invista em canais de redes sociais que estão em alta. Atualmente, o meio de comunicação mais eficaz das empresas é o Instagram. Se você possui um e-commerce, crie uma página do seu negócio no Instagram e poste fotos dos produtos diariamente. E lembre-se de sempre utilizar as hashtags. São elas que atraem cada vez mais pessoas desconhecidas para o seu negócio.

Se o seu negócio é de consultoria ou coach financeiro, eduque o seu público de forma que você se torne uma autoridade. Crie frases suas ou conselhos financeiros e divulgue periodicamente.

Você também pode criar um blog e criar conteúdo a cada dois dias. Procure sempre falar de assuntos que seu público-alvo costuma procurar na internet e assim você será encontrado facilmente nos mecanismos de busca.

Aproveite e no final de cada mensagem coloque um contato para que as pessoas possam encontrar uma forma de contratar seu serviço ou se cadastrarem para receber novidades por email. Com essa informação em mãos, você pode vender seu negócio ou serviço diretamente em sua caixa de emails.

3. Invista num site: ele é a sua casa própria.
Um discurso que muito se repete hoje quando o assunto é marketing digital é essa frase: o site é a sua casa própria, que você comprou e construiu do seu jeito. no seu tempo. Já as redes sociais e outros canais do momento que surgem durante os anos, são terreno alugado. Num belo dia, ele pode se desvalorizar e ser vendidos, e você de um dia para o outro fica sem seu canal principal.

Como já disse, hoje o Instagram é o melhor o meio de comunicação, mas amanhã pode ser considerado defasado, assim como aconteceu com o Facebook. Portanto, use as redes sociais e outros canais para serem um meio de levar as pessoas para o seu canal principal, o seu site, que nunca sairá de moda e estará sempre disponível para seus clientes encontrarem você.

Se você ainda não possuir um site, crie um planejamento e concentre seus esforços para criá-lo. É nele que você pode reunir todo o conteúdo argumentativo para convencer seu público-alvo a contratar você ou seu serviço.

4. Estude sempre.
A última dica é bem curta e simples. Procure sempre estudar as tendências de marketing para a sua área. Assim você estará sempre à frente dos seus concorrentes e nunca será pego de surpresa pelo mercado.

Atualmente, há muito conteúdo produzido por empresas de marketing digital e disponibilizado gratuitamente em blogs e sites. Estude estratégias usadas pelos seus concorrentes e, principalmente, pelas referências em sua área. Logo você estará munido de munição suficiente para fazer o seu negócio decolar!

Fabrício Fuzimoto é gestor de marketing digital. Trabalhou com marketing esportivo, fundou uma startup de mercado editorial e se prepara para lançar uma de moda. Atualmente, auxilia empresas a fortalecerem sua presença digital.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.