Leia também:
X Fantasmas, o que a Bíblia tem a dizer a respeito?

O campeão do turno

O Brasileirão deste ano está equilibrado e três equipes fazem suas melhores campanhas nessa fase do campeonato

Sergio du Bocage - 15/08/2018 11h41

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro termina no próximo fim de semana e ser o primeiro colocado, ao fim da 19ª rodada, se não vale muita coisa oficialmente, tem seu histórico interessante. Desde 2006, o Brasileirão por pontos corridos é disputado por 20 clubes. E nessas 12 edições, em apenas três o campeão do turno não ganhou o título no fim do ano.

Vale lembrar, ainda, que nesses três anos em que o campeão do turno não levou o título, ele ficou com o vice-campeonato brasileiro e a consequente vaga na Copa Libertadores. O que, certamente, dá ainda mais valor a esse simbólico título de campeão da primeira fase do Brasileirão.

No momento em que este texto está sendo escrito, a diferença entre o São Paulo e o Flamengo é de apenas um ponto. Ao final do primeiro turno, isso aconteceu quatro vezes e em apenas uma delas houve a inversão de posição entre os dois primeiros colocados.

Mas o Brasileirão deste ano está equilibrado e três equipes podem fazer suas melhores campanhas nessa fase do campeonato:

  • O São Paulo tem 38 pontos e pode chegar a 41, superando os 40 que marcou no “título” turno de 2007;
  • O Flamengo tem 37 e já superou os 36 que marcou, quando terminou em segundo lugar em 2011;
  • E o Internacional, com 35, pode ir a 38, mais que os 37 que somou quando liderou o turno em 2009.

Por falar em 2009, esse ano guarda uma curiosidade: foi a única vez em que os dois primeiros colocados terminaram empatados – Internacional e Palmeiras chegaram com 37 pontos. Mas o título ficou com o Flamengo, que havia marcado apenas 29 e terminado o turno na sexta posição.

Então, para refrescar sua memória, veja aí o que aconteceu, até hoje, no primeiro turno e no final do Brasileirão, desde 2006 até 2017.

Sergio du Bocage é carioca e jornalista esportivo desde 1982. Trabalhou no Jornal dos Sports, na TV Manchete e na Rádio Globo. É gerente de programas esportivos da TV Brasil e apresenta o programa “No Mundo da Bola”.

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.