Leia também:
X Pastora esquece de Jesus e usa a Bíblia para tentar justificar o aborto

Há um ano Falando de Bicho, aqui no Pleno.News

Queremos agradecer aos leitores e a todos que nos têm dado suporte nessa causa animal que é tão importante!

Vinícius Cordeiro - 10/08/2018 13h49

Há pouco mais de um ano, fomos convidados pela direção do portal de notícias Pleno.News para escrever uma coluna semanal, que intitulamos Falando de Bicho, com o objetivo de abordar as principais questões tratando de animais.

Estamos comemorando 1 ano da coluna de opinião Falando de Bicho Foto: Pixabay

Não somente animais domésticos, mas também tudo que abrangesse o mundo e a economia pet, mas resolvemos também tratar de temas como adoção, castração. E também aproveitar a oportunidade para esclarecer, conscientizar, e enfocar temas variados que interessassem não somente ao leitor que tem animais domésticos em casa, mas também aos indiferentes ao assunto.

Hoje, Falando de Bicho quer agradecer a toda equipe do Pleno, que nos assessorou e nos ajudou a escolher temas e abordagens. Quer agradecer também ao público, que nos pediu colunas temáticas de alguma originalidade.

Assim, escrevemos sobre animais nas estradas, combate aos maus-tratos, o tráfico de animais, doenças variadas que acometem animais domésticos, cães e gatos, mas fomos até aos jacarés que habitam as grandes cidades, animais silvestres, e temas inusitados como a zoofilia.

Ao leitor que quiser, pode passar por todas as edições das colunas, que foram publicadas a partir de 9 de agosto de 2017. Nosso primeiro assunto foi a importância da castração. Assim, o leitor pode passear e encontrar todas as publicações, e ter uma informação variada sobre o mundo animal e esse verdadeiro fenômeno social que é a economia pet, que floresce no Brasil e nas grandes cidades do mundo, e temas que interessam não somente a proteção animal, mas a todos que se importam com as questões ambientais.

Falando de Bicho também se preocupou em falar, na coluna do dia 16 de novembro de 2017, sobre a Bíblia e os animais, tentando desfazer alguns velhos mal-entendidos em relação à nossa relação com os animais, tratados como semoventes pela Lei (objetos), e com um olhar já superado há um bom tempo por muitos.

Também não nos furtamos em denunciar o retrocesso passado por muitas cidades brasileiras na questão da aplicação das políticas públicas de proteção animal, como o abandono da fazenda modelo, e do programa de castrações públicas que foi encolhido na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Esgota-se o tema após um ano? Ao contrário. O público sempre nos pede cada vez mais informações, detalhes e há temas inesgotáveis para a população, como a importância da adoção, da vacinação, da castração, bem como da proteção animal, e dos protetores, para uma relação equilibrada de nossa sociedade com a natureza, o ambiente, e essas maravilhosas criaturas de Deus, os animais.

Cada vez mais as cidades se aparelham no trato com os animais, programas públicos vêm sendo implantados – e devem ser ampliados – oferecendo castração, vacinação, educação ambiental, saúde animal, combate aos maus-tratos e às zoonoses.

Também há lutas na ordem do dia: contra vaquejadas, rinhas, venda de animais, combate à ignorância sobre zoonoses como a esporotricose, as campanhas de adoção que devem ser permanentes, luta contra o embarque de cargas vivas, aperfeiçoamento de legislação federal, estadual e municipal, entre outros. Portanto, há muito a fazer.

Então, queremos finalizar nosso texto hoje agradecendo ainda, ao Paulo Cesar Vieira, ao amigo Arolde de Oliveira, à Yvelise de Oliveira (uma admiradora confessa e amiga dos gatos, como se sabe). A eles nosso sincero agradecimento pela sensibilidade de abrir, no Pleno, um canal de informação, reflexão, em tudo que se possa imaginar, a Falando de Bicho.

Vinicius Cordeiro é advogado, ex-Secretário de Proteção Animal do Rio de Janeiro.
Bruna Franco é ativista, dirigente da ONG ADDAMA e produtora executiva da ONG Celebridade Pet.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.