Leia também:
X A Igreja não pode se calar diante da pedofilia

A vida e suas estações

Algumas estações parecem eternas. Mas, não são. Tudo na vida passa! Então, aproveite bem e extraia o máximo que puder de cada uma

Mari Simionato - 25/07/2018 11h06

Oi, meninas que navegam o Pleno.News!

Hoje não vamos falar de moda, mas vamos falar sobre as temporadas da vida.

Eu creio que Deus fez as estações do ano para nos ensinar algo. Porque, assim como elas, nossa vida também passa por diferentes fases, algumas mais felizes, outras nem tanto, porém todas necessárias.

OUTONO
É a estação das perguntas. Na verdade, é uma estação estranha, porque o calor do verão se foi, mas ainda não chegou o frio intenso do inverno. É uma estação “meio termo”. Normalmente é a fase da vida onde fazemos muitas perguntas para Deus. É onde tudo parece confuso e perdido. É estação dos “Por quê?”, “Como?”, “Onde?”, “Sim ou não?”.

Mas é também a estação onde Deus nos prepara para um passo a mais, para um nível de relacionamento mais profundo com Ele. O outono de perguntas é onde nos damos conta de muitas coisas, mas não sabemos por onde começar. É onde não sabemos para onde ir, mas temos uma certeza: não queremos estar no mesmo lugar.

INVERNO
É a estação onde não vemos frutos, onde as flores morreram e tudo é frio e escuro. A escuridão nos impede de ver as belezas dessa estação, mas ela está lá.

É no inverno que as raízes da árvore crescem, mas para baixo, onde ninguém vê. Apesar de ser uma estação dolorida e silenciosa, é aqui que ficamos mais fortes, maduros e que nos fortalecemos na fé. Fortaleza essa que nos impede de morrer quando os dias maus chegam.

O inverno é extremamente necessário para a nosso crescimento e, sem ele, nossa fé seria leviana.

Quando você estiver vivendo o inverno, não pergunte a Deus “Por quê?”, mas “O Que” Ele quer ensinar para você. Aproveite os invernos, são eles que não permitem você ser sempre a mesma.

PRIMAVERA
É a estação da beleza. É nela que se vê os frutos, que as flores se abrem e você só quer contemplar a beleza à sua volta.

Sabe aquelas temporadas da vida que os sonhos se tornam realidade, os milagres acontecem, as portas se abrem, e você sente uma paz inexplicável? Você não quer fazer nada além de parar, respirar fundo e agradecer!

Certa vez, uma amiga me disse: “Mari, tem tanta coisa linda acontecendo na minha vida, que estou até com medo! Acho que algo ruim vai acontecer”. Essa é uma grande mentira na qual acreditamos. Haverá, sim, estações difíceis na vida, mas existirão dias lindos de alegria e bênçãos que nem poderemos contar!

Aprenda com os dias maus e desfrute os dias bons. Simples assim!

VERÃO
Ah, o verão! Essa é a estação da gargalhada, da diversão, do sorriso largo. Diferente da primavera, onde só queremos contemplar os feitos de Deus, no verão queremos festejar, dançar e celebrar. Verão é tempo de estar no sol, em família, com amigos. São os tempos de descanso da alma.

É nessa estação que recarregamos as forças para os dias difíceis. O verão é para ser aproveitado ao máximo!

“Então, se nos encheu de riso a boca, e a nossa língua de alegres expressões de louvor. Até nas outras nações se comentava: “O Eterno fez maravilhas por esse povo!” (Salmo 126:2).

Há alguns pontos importantes para levarmos em consideração quando falamos sobre as estações da vida:

1. Elas passam. Todas elas. Nenhuma dura para sempre
Eu sei, algumas estações parecem eternas. Mas, não são. TUDO NA VIDA PASSA! Então, aproveite bem e extraia o máximo que puder de cada uma. Há uma razão pela qual você está vivendo essa fase da vida e Deus quer ensinar algo a você. Nas estações difíceis, acalme o coração e aprenda. Nas estações felizes, desfrute ao máximo!

2. Não compare as estações
É muito fácil cairmos no erro da comparação quando olhamos para os outros ao nosso redor. Eu mesma já me senti culpada porque, em certa fase da minha vida, eu estava vivendo primavera, enquanto pessoas próximas a mim estavam no inverno. E já me senti abandonada por Deus por viver longos dias no outono enquanto os outros desfrutavam do verão. Que grande erro! Somos diferentes, trilhamos caminhos diferentes e passamos por estações diferentes. Não compare, siga em frente!

3. Ore!
Pergunte a Deus, em oração, qual a estação da vida você está agora e o que pode aprender dela. Seja honesta com Deus em relação aos seus sentimentos, suas frustrações, cansaços e motivos de alegria. A oração é o que nos dá forças para viver as estações difíceis da vida, e também é o que mostra um coração agradecido Àquele que nos abençoa com toda a sorte de bênçãos!

Espero muito que este post tenha abençoado sua vida e que fortaleça sua caminhada com Deus.

Respire, desfrute. Tudo passa.

Com amor,

Mari Simionato é jornalista, escritora, blogueira e missionária na JOCUM em Los Angeles/USA. Viaja o mundo conversando com mulheres sobre relacionamento com Deus e identidade cristã. Trabalha anualmente nas semanas de moda de New York e Los Angeles com evangelismo a profissionais de moda.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.