Leia também:
X O centro das atenções

Escolha bem os seus pensamentos

Uma criança amada vai divergir de uma criança rejeitada

Elaine Cruz - 05/07/2018 10h24

Todos os nossos pensamentos, sem exceção, são construídos a partir do que vemos, ouvimos e vivenciamos. Antes do nosso nascimento, as pessoas pensam sobre nós. Os outros vão elaborando expectativas e adjetivos, bons ou ruins, sobre a nossa existência. Nossas primeiras vivências, a partir da ação de outras pessoas, vão organizando nosso modo de pensar as pessoas e as coisas.

Assim sendo, uma criança amada vai divergir de uma criança rejeitada, assim como um bebê abandonado vai diferir de um bebê criado com muitos estímulos, brinquedos e afetos.

A interação com o meio físico e social, num primeiro momento selecionado e direcionado pelas escolhas familiares, nos direciona a pensar as coisas, os objetos, as cores, as possibilidades, os afetos, as pessoas. E estas relações nos levam a pensar e formular conceitos e valores particulares e íntimos, inclusive nossa auto imagem e estima.

Com o passar dos anos, entretanto, vamos percebendo que não precisamos mais simplesmente refletir o que experienciamos. Podemos pensar melhor, mais positivamente, escolhendo o que pensar. O apóstolo Paulo, inclusive, nos adverte: Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4:8).

Nossas vivências, percepções e racionalizações podem nos fazer pensar o pior, e muitas vezes as lembranças e sentimentos ruins insistem em dominar nossos pensamentos, tornando nossos dias mais tristes e sombrios. Mas lembre-se sempre que eu e você podemos escolher aonde colocar nossos pensamentos e nossas esperanças.

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.