Leia também:
X Meta fiscal

O que você quer?

Se você não sabe, não ocupe o tempo dos outros

Ney Pereira - 01/08/2017 10h06

O que você quer? / Foto: Pixabay

Após “ouvir” por quase trinta minutos a uma exaustiva, detalhada e entediante apresentação, ele – o executivo que estava assistindo – não se conteve e interrompeu o apresentador com a seguinte indagação:

Com licença, mas eu ainda não entendi. O que você deseja?

Pode parecer exagero, mas é mais comum do que se pensa uma pessoa fazer de tudo para ser recebido e, na hora “H”, não saber o que quer.

Apresentações sem foco costumam ser uma entediante explanação – com cara de aula – a respeito de um projeto para uma plateia confusa sem entender aonde o apresentador quer chegar. Resultado? Sensação de perda de tempo, irritação da plateia e portas profissionais que se fecham.

Geralmente, as pessoas se apaixonam pelas suas próprias ideias (projetos) – Nada de errado nisso! Entretanto, essa paixão, às vezes, acaba por desviar do foco principal da venda: “Eu lhe ofereço X e quero em troca Y”.

Primeiramente, tenha em mente que as pessoas não vão comprar a sua ideia (projeto), e sim os benefícios – para quem está ouvindo – proporcionados pela mesma. Tenha claro o seu objetivo, o que você quer! Ao final, não se furte de falar sobre a contrapartida do que está oferecendo, pois essa certamente será a expectativa de quem está ouvindo.

Se você vai ou não fechar negócio é outra história, mas certamente aumentará as chances de ser ouvido e evitará o constrangimento de tomar o tempo dos outros de forma inconveniente. Deixará portas abertas!

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.