Leia também:
X A família é um projeto de Deus

Por acaso, é pecado um cristão fazer uma tatuagem?

Um dos temas que mais tem mais despertado controvérsia entre os evangélicos é se o crente pode ou não fazer uma tatuagem

Renato Vargens - 11/01/2021 12h22

Um dos temas que mais tem mais despertado controvérsia entre os evangélicos é se o crente pode ou não fazer uma tatuagem. Apesar de não encontrarmos um mandamento específico sobre isto, nas Escrituras é comum algumas pessoas citarem Levítico 19:28, que diz: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor.”

Ora, ao contrário daquilo que alguns dizem, o texto em questão não proíbe o uso de tatuagens. Na verdade, a ideia do texto é que Israel não copiasse o costume de nações pagãs de sua época, que faziam marcas e feridas na pele em adoração aos mortos. Portanto, esse versículo bíblico não pode ser usado para fundamentar uma proibição total da prática de fazer tatuagens.

Em contrapartida, existem aqueles que dizem que o Senhor aprova a tatuagem até mesmo porque, em Apocalipse, encontramos um texto que afirma que Jesus tinha tatuado na coxa a expressão: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.

“E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.” (Apocalipse 19:16)

Caro leitor do Pleno.News, vamos combinar uma coisa? Usar esse texto para afirmar que Jesus incentiva a tatuagem é demais da conta, não é mesmo?

Na minha opinião, um dos grandes problemas que ocorre na interpretação da Bíblia é que nós a interpretamos segundo a nossa perspectiva e ótica. Em outras palavras, isso significa dizer que projetamos nas Escrituras nossas experiências pessoais, vivências e ideologias, em vez de deixar a Bíblia falar por si mesma ao nosso coração.

O que fazer então? Posso me tatuar ou não?

Permita-me lhe dar algumas dicas que o ajudarão a decidir se vale a pena ou não tatuar o corpo.

1. Deus será glorificado em sua tatuagem? A tatuagem que pretende fazer ofenderá a santidade de Deus? Se a resposta for sim, desista dela.

2. A motivação em fazer uma tatuagem é despertar interesse sensual ou sexual no sexo oposto?

3. Sua tatuagem vai produzir algum tipo de escândalo ou controvérsia?

4. Você está disposto a ter, pelo resto da vida, uma tatuagem em seu corpo? Lembre que tatuagens são “eternas”, e a remoção delas, além de custar muito caro, deixa marcas no corpo.

5. Você tem idade suficiente para fazer uma tatuagem? Não? Seus pais a aprovam? Se você é menor de idade e seus pais não aprovam esta prática, desista imediatamente do projeto.

6. Você deseja fazer uma tatuagem porque está na “moda”? E quando a moda passar, terá valido a pena?

7. Você deseja fazer uma tatuagem por que deseja “agredir” alguém? Será que o desejo em si não é uma maneira de rebelar-se contra alguém?

Termino este artigo com quatro afirmações básicas:

1. Fazer uma tatuagem não é pecado.

2. Ninguém possui o direito de intrometer-se na vida de quem quer que seja, proibindo ou incentivando uma pessoa a fazer ou não uma tatuagem.

3. Tomo emprestado as palavras de Paulo que, na sua carta aos Coríntios capítulo 6, versículo 12, ensinou que “todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém”. Isto posto, seja criterioso, prudente e sábio na sua decisão, sabendo que um ato equivocado poderá lhe trazer sérios aborrecimentos.

4. Lembre-se de que toda decisão tem consequências. Você está disposto a sofrê-las?

Em Cristo.

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Pode a esposa fazer greve de sexo?
2 Um casal cristão pode se separar por incompatibilidade de gênios?
3 Pode um jovem cristão usar o Tinder?
4 Qual o problema de fazer um test-drive sexual?
5 4 razões bíblicas porque namorados não devem fazer sexo antes do casamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.