Leia também:
X Opinião Josué Gonçalves: Quando a esposa quer carinho, sem sexo

Opinião Fábio Guimarães: A agenda da semana! Acerto de contas

Para onde está indo o nosso dinheiro?

Fábio Guimarães - 30/04/2018 09h34

Esta semana o brasileiro tem em seu cronograma contas a acertar. E o Brasil, Nação, nosso país, também tem seus compromissos. E nós, povo, o que temos com isso?

Amigos leitores do Pleno.News, todos nós brasileiros temos até hoje, 30 de abril, para acertar nossas contas com a Receita Federal. O Governo espera receber quase 29 milhões de declarações de Imposto de Renda, arrecadando mais de 300 bilhões de reais que saem diretamente do nosso bolso para o do Governo.

E qual é a agenda do Governo para esta semana? Qual é sua prioridade? Será melhorias nas políticas publicas de saúde, educação ou segurança? Infelizmente nenhuma dessas opções.

O Governo Federal está empenhando em votar no Congresso Nacional, no dia 2 de maio, uma autorização de pagamento extraordinário de 1,3 bilhão de reais para pagar dívidas dos governos esquerdistas da Venezuela e de Moçambique que nós financiamos com dinheiro do BNDES. Ou seja, financiamos com recurso público, pois os aportes do BNDES saem do Tesouro Nacional e o dinheiro do Tesouro Nacional vem dos impostos arrecadados, dentre os quais o imposto de renda que você tem até hoje para declarar o pagamento. Entendeu?

Para fazer justiça, devemos enfatizar que esta política de transferência de dinheiro do povo brasileiro para países corruptos; que buscam financiar suas ideologias bolivarianas; foi feita pelos governos petistas de Lula e Dilma. E, agora, o Governo Temer precisa arcar com as responsabilidades assumidas nos governos anteriores.

Quer saber mais da agenda desta semana? Dia 4 de maio o STF retoma a votação que trata do Fim do Foro Privilegiado para autoridades e políticos.

Consegue entender os temas entrelaçados?

Povo paga a conta.

Governo empenhado em votar pagamentos do seu dinheiro para corruptos estrangeiros.

Corruptos internos preocupados com seus privilégios.

Temos que ficar vigilantes com nosso país, pois a vida não “tá fácil” para ninguém. Mas para nós brasileiros; eu e você; está cada vez mais difícil.

Precisamos aprender a cobrar transparência e responsabilidade com os gastos públicos, essa é a única receita possível para um país que busca ser verdadeiramente desenvolvido, meritocrático, justo e sustentável. Semana importante, estejamos atentos.

Boa semana a todos e vamos em frente.

Fábio Guimarães é economista, formado pela UFRRJ com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ. Palestrante, consultor e debatedor, atuou por mais de 10 anos como gestor nas áreas de trabalho e renda e desenvolvimento econômico.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.