Leia também:
X Lula e sua decisões acerca do aborto no Brasil

Aposentadoria por idade rural e salário-maternidade rural

Agora pedido será analisado de forma automática

Elisângela Coelho - 18/01/2023 12h32

Aposentadoria por idade rural e salário-maternidade rural passam a ter análise automática. Mas o que isso significa?

Significa que não vai mais ser um funcionário do INSS que analisará seu pedido, mas sim acontecerá de maneira automática pelo sistema. Muitos outros benefícios já tem essa análise automática e agora será a vez dos benefícios rurais.

A autodeclaração rural mudou de formato. Agora ela é eletrônica e poderá ser preenchida diretamente no Meu INSS. Com os dados já inseridos no sistema, será possível checar automaticamente as informações do cidadão com informações já disponíveis nos sistemas do INSS e em outras bases de dados governamentais.

Segundo o INSS, o uso da autodeclaração irá acelerar e facilitar a análise do pedido de benefícios de aposentadoria por idade rural e salário-maternidade rural, por exemplo, que poderão ser concedidos automaticamente. O preenchimento da autodeclaração é obrigatório. Até então, era feito manualmente pelo segurado, o que dificultava a análise dos pedidos e abria a possibilidade para o preenchimento inadequado de informações.

Como advogada atuante no Brasil todo e conhecendo as dificuldades encontradas por segurados de cada estado, tenho certeza de que isso fará com que tenhamos cada vez mais indeferimentos desses pedidos, pois, nem sempre o segurado consegue todos os dados exigidos pela autodeclaração.

Infelizmente os serviços prestados pelo INSS só pioram a cada dia.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.