Leia também:
X Opinião Yvelise de Oliveira: Outono, meu outono

Como lidar com o estudo para concursos públicos?

Leitora pergunta e especialista em preparação para concursos públicos ajuda com dicas

Como Lidar - 10/04/2018 11h22

“Estou estudando para concursos e já fiz algumas provas. Ainda tenho dificuldades nas provas de português e gostaria de dicas para lidar com essa situação”.

Tamara Barbosa, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Resposta:
Para aqueles que estão se preparando para concurso, o ideal é, antes de tudo, ler e prestar atenção aos enunciados. É importante lembrar que nem sempre as perguntas se referem à interpretação daquele texto. E você corre o risco de gastar dez minutos na leitura − um tempo precioso quando se trata dessas avaliações − para depois analisar gramaticalmente apenas duas ou três frases. Só não será perda de tempo se as questões exigirem mesmo uma análise geral do significado do texto. Mas você saberá disso somente depois de checar as questões.

Então, anote esta dica: sempre leia os enunciados antes de qualquer coisa. E preste atenção neles, pois ali está o norte de qual raciocínio aplicar.

Outra coisa: concordância é um dos temas mais cobrados. Só não fica atrás das questões sobre regência − que é a relação entre os verbos e seus complementos (por exemplo, em quais situações determinados verbos pedem a presença de preposição ou uso de crase). Se você dominar bem esses dois campos da nossa língua, terá um ótimo resultado.

E a última dica que dou: não se esqueça de testar seus conhecimentos. Pratique sempre com exercícios e provas antigas. E aposte muito na leitura em casa! Só assim você conseguirá se sair bem nas provas de interpretação de texto.

Tatiane Felix é professora de Língua Portuguesa da Central de Concursos e especialista em preparação para concursos públicos.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.