Leia também:
X Opinião Elaine Cruz: Banho de chuva

Tenho casos de câncer na família, mas muitas dúvidas. Como lidar?

Leitora questiona sobre câncer nos rins

Como Lidar - 05/04/2018 10h30

Julia Dalavia, a Adriana de O Outro Lado do Paraíso. Sua personagem tem câncer nos rins Foto: TV Globo/Divulgação

“Assisto a novela O Outro Lado do Paraíso e a personagem Adriana tem câncer nos rins. Tenho casos de câncer na família e me parece que nos rins são vários tipos diferentes. Quais são as causas e como lidar com essa doença?”.

Bárbara Mantovani, Curitiba, Paraná.

Resposta:
É verdade, dentre tantas patologias já conhecidas quando o assunto é o câncer, pouco se escuta sobre o câncer renal e tudo que envolve seu diagnóstico e tratamento. Esse tipo pode ser considerado relativamente incomum, atingindo cerca de 150 mil pessoas no mundo, em sua maioria homens na faixa etária de 50 aos 70 anos. Mas apesar da baixa incidência, dados do Globocan, um projeto da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que a cada dois pacientes diagnosticados com tumores renais, um acaba morrendo. Em grande parte, a razão principal dos altos índices de morte se deve à descoberta tardia da doença, quando já há presença de metástases.

Então, a urgência no tratamento desse câncer é fundamental. Até porque, em seus estágios iniciais, ele costuma apresentar poucos sintomas e, muitas vezes, seu diagnóstico é feito como um achado ocasional em exames de imagem realizados por outras razões. Apenas um pequeno número de pacientes tem massa abdominal palpável, dor e presença de sangue na urina. Outros sintomas como, falta de ar, emagrecimento e dores ósseas podem ser consequência das metástases da doença. A confirmação do diagnóstico só é possível depois de uma análise patológica que muitas vezes ocorre após abordagem cirúrgica da lesão ou biópsia de alguma metástase.

São cinco os tipos de câncer renal:

  1. Carcinoma Renal de Células Claras: conhecido com RCC (Renal Cell Carcinoma) é o mais comum, ocorrendo em 70% a 90% dos casos. Ele tem origem no tubo responsável por filtrar as purezas do sangue.
  2. Carcinoma Papilar: Menos comum, este câncer atinge cerca de 10% a 15% dos casos. É um tipo agressivo que pode causar metástase. Costuma causar obstrução das vias urinárias, gerando dor. Existe o carcinoma papilar tipo 1 e o tipo 2.
  3. Carcinoma Renal Cromófobo: Ocorre em cerca 5% dos casos e é considerado um dos menos agressivos.
  4. Ductos Coletores: Tipo de câncer extremamente raro que afeta uma estrutura do rim chamado Tubo de Bellini.
  5. Sarcomatoides: Em geral ocorre em concomitância aos outros tipos, principalmente ao carcinoma de células claras, sendo um componente do mesmo e com características mais agressivas.

As causas do câncer renal são variadas: tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, insuficiência renal terminal e histórico familiar. Também algumas síndromes clínicas raras, presença de doença renal cística adquirida, uso prolongado de analgésicos não esteroides, e exposição ocupacional a alguns agentes como cádmio e derivados de petróleo, entre outros.

O tratamento a ser realizado depende de fatores variados, desde o tipo e extensão do câncer até as condições clínicas do paciente, podendo incluir cirurgia e/ou terapias de alvo molecular. Este é um tumor que não responde à quimioterapia. Apenas os tumores do ducto de Bellini responderão positivamente a esse tipo de tratamento. Também é possível ter excelentes resultados no uso de imunoterapia isolada ou combinada entre elas ou com terapia alvo no tratamento de tumores renais. Atualmente, no Brasil, isso já está disponível para uso isolado na falha de um tratamento inicial.

Dr. Andrey Soares é oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO), unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.