Leia também:
X Senadores pedem mudanças nas Relações Exteriores, diz Pacheco

Justiça libera empresas a não doarem 100% de vacinas ao SUS

Magistrado derrubou medida que obrigada doação de 100% dos imunizantes adquiridos

Pleno.News - 25/03/2021 17h59

Juiz derruba obrigação de empresas doarem 100% de vacinas ao SUS Foto: Reprodução

Por decisão da Justiça Federal em Brasília, empresas e outras instituições não serão mais obrigadas a doar 100% das vacinas compradas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi do juiz substituto da 21ª vara federal de Brasília, Rolando Spanholo, que considerou inconstitucional a lei aprovada no Congresso que obrigava a doação dos imunizantes. A informação foi dada pela agência Reuters.

Em sua decisão, o magistrado aceitou o argumento do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo e apontou que obrigar a doação de 100% das vacinas adquiridas acabar por desestimular a participação da sociedade civil, de empresários e de instituições na vacinação, o que acaba por atrasar o processo no Brasil.

“Ao invés de flexibilizar e permitir a participação da iniciativa privada, [a lei] acabou ‘estatizando’ completamente todo o processo de imunização da Covid-19 em solo brasileiro. À toda evidência, não precisa grande esforço para concluir que, no afã de construir uma solução positiva, que atendesse ao clamor da população brasileira, o legislador pátrio acabou maculando a Lei 14.125/21 com várias inconstitucionalidades”, apontou o magistrado.

Rolando Spanholo liberou ao Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo que compre vacinas, mas determinou que o sindicato deverá ficar responsável por arcar com os riscos da aquisição e de que não poderá revender as vacinas no Brasil.

Leia também1 Hang e Wizard vão até Brasília pedir para vacinar funcionários
2 PF irá investigar empresários de MG por "farra da vacina"
3 Rússia: Putin protagoniza ensaio fotográfico na Sibéria
4 Ernesto Araújo faz visita a Lira para tentar manter-se no cargo
5 Covid-19: Portugal prorroga estado de emergência por 15 dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.